“Pensar Zeca Afonso” nos 50 anos do 25 de Abril

466
Obra de homenagem a José Afonso, estação de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

É importante evocar a memoria do Artista notável Aveirense, José Afonso, conhecido por todos nós como Zeca Afonso.

Por Marcos Muge *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Sendo eu o autor da obra na estação da CP de Aveiro, que descerramos, juntamente com a Entidade Infraestruturas de Portugal, os Amigos Dr. Antonio Neto Brandão, o primo do Zeca Dr. Domingos Cerqueira, membros da Associação José Afonso e muitos amigos presentes, a 2 de Agosto de 2019, no dia em que fazia 90 anos.

Na passada sexta-feira e sábado, a obra exposta permanentemente no hall de entrada na estação de comboios de Aveiro foi intervencionada com uma limpeza, conservação e algumas correções, para que tenha muita dignidade para as comemorações que se aproximam, dos 50 anos do 25 de Abril.

Na obra tem escrito “Pensar Zeca Afonso” e um cravo vermelho. Depois, ainda, em toda a obra, as palavras “Igualdade, Democracia, Paz, Liberdade, Fraternidade e Utopia”, as mais vincadas causas pelas quais combateu toda a sua vida, no plano social, como criador e intérprete cantautor.

As faixas vermelhas representam o pano vermelho sem símbolos, que o Zeca Afonso pediu que colocassem sobre a sua urna até á sua sepultura, onde está, em Setúbal.

Descerrámos a obra à mesma hora que José Afonso nasceu, às 10:30, no dia 2 de Agosto de 1929, numa rua que já não existe, bem como a casa, perto das ‘5 Bicas’ e do Parque Infante D. Pedro, na freguesia da Glória, em Aveiro. A mãe foi professora na escola primária da freguesia da Glória.

Certidão de nascimento de José Afonso.

Exactamente em 1999, fiz uma exposição na Galeria Municipal de Aveiro, que era no Edificio da Misericórdia, onde hoje está a Livraria Bertrand, ao lado da Igreja da Misericórdia e em frente ao edifico da Camara Municipal de Aveiro, integrada nas comemorações dos 25 anos do 25 de Abril, onde prestei homenagem ao Zeca Afonso com duas obras: um painel de azulejos com o seu retrato e o poema “Grandola vila morena”, oferecida à Camara Municipal de Aveiro, e uma escultura com o poema “Os Vampiros”.

* Artista plástico.

Artigo relacionado

Aveiro: Retrato em madeira evoca José Afonso

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780