Rali automóvel no ‘Dia Sem Carros’

8595
Rali Santa Joana (Foto de Teresa Soares / Facebook)
Dreamweb 728×90 – Video I

Não passou sem críticas que no ‘Dia Europeu Sem Carros’, assinalado este sábado, a cidade de Aveiro tenha assistido a uma prova de desporto automóvel.

O tradicional Rali Santa Joana, uma prova de regularidade histórica, coincidiu, este ano, com a data que, desde há vários anos, serve para fechar a Semana Europeia da Mobilidade.

A zona da Fonte Nova / Centro Cultural de Congressos esteve reservada aos ‘clássicos’ para uma prova complementar em parque fechado.

“No Dia Europeu Sem Carros faz-se um rali em Aveiro?”, questionava uma cidadã no Facebook do município.

Filipe Neto Brandão, deputado na Assembleia da República e primeiro eleito do PS na Assembleia Municipal de Aveiro, foi cáustico no comentário deixado também pelas redes sociais, enquanto participava na jornada partidária ‘Maré Socialista’, em Aveiro.

“Alguém me sabe dizer o nome do autarca que autorizou a realização de um rally dentro da cidade no ‘Dia Europeu Sem Carros: é o mesmo que quer esventrar um jardim urbano para o transformar numa inóspita laje de betão encimando um parque de estacionamento”.

O ‘post’ mereceu um comentário de Jorge Greno, líder da bancada do CDS na Assembleia Municipal: “O ‘Dia Sem Carros’ é apenas folclore, o rally de Santa Joana é bem mais antigo”.

“É um projeto falido que deu o que tinha a dar” – Ribau Esteves

A Câmara de Aveiro foi deixando participar na Semana Europeia da Mobilidade após Ribau Esteves assumir a presidência, por entender que o modelo está esgotado.

O edil da maioria PSD-CDS já tinha anunciado na última reunião de executivo pública que o município voltaria a ficar este ano à margem da iniciativa.

“É um projeto falido que deu o que tinha a dar”, declarou, garantindo que a autarquia iria “continuar a trabalhar” a temática da mobilidade “com prioridade”. Uma das novidades, entretanto desvendada, está relacionada com transportes elétricos, nomeadamente o avanço para a aquisição de um ferry elétrico destinado ao transporte fluvial na ria para São Jacinto.

Na região, várias autarquias organizaram atividades dedicadas à mobilidade suave no ‘Dia Europeu Sem Carros’. A SIC destacou a iniciativa ‘Pateira sobre rodas’, em Albergaria-a-Velha.