I Encontro do Cancioneiro Tradicional Galaico-Português

1934
Tradições da música Galaico-Portuguesa.

Chama-se EM.COM.TRADIÇÕES e visa promover e divulgar as tradições da música Galaico-Portuguesa.

O encontro, organizado pelo Município de Santa Maria da Feira em parceria com o Eixo Atlântico, decorrerá de 26 a 30 de setembro em quatro espaços municipais: Biblioteca Municipal, Cineteatro António Lamoso, Mercado Municipal e Museu Convento dos Lóios.

O I Encontro do Cancioneiro Tradicional Galaico-Português – EM.COM.TRADIÇÕES – vai reunir músicos e coletivos da eurorregião, sejam luthiers, professores, investigadores, associações e grupos de folclore, com o intuito de promover a herança musical comum, as artes e os ofícios em torno da construção de instrumentos musicais tradicionais, assim como a dimensão etnomusicológica, de investigação e produção de conhecimento em música popular.

Tertúlias e workshops

Serão realizados encontros de músicos e construtores de instrumentos tradicionais, workshops e tertúlias temáticas sobre a música e o livro galaico-português, onde se debaterá a cultura musical comum, as artes e ofícios em torno da construção dos instrumentos e da dimensão etnomusicológica de investigação.
Neste âmbito, salientam-se as tertúlias “O cancioneiro Galaico-Português” e “Música tradicional”, que terão lugar no Museu Convento dos Lóios, no dia 29, às 15h00 e 17h00, respetivamente. A primeira será moderada por Roberto Carlos Reis e contará com a participação dos oradores Maria Isabel Morán Cabanas e José António Souto Cabo, ambos da Universidade de Santiago de Compostela. A segunda será dinamizada por Mário Correia.
O Museu Convento dos Lóios acolherá também, nos dias 27 e 28, o workshop de “Construção de Cavaquinho”, com Diogo Leite, e o workshop de “Instrumentos tradicionais”, com César Prata, no dia 29. Neste dia, haverá também o workshop de “Cavaquinho”, com Daniel Pereira Cristo, no Cineteatro António Lamoso. A participação nestas sessões de formação requerem inscrição prévia, através dos endereços eletrónicos [email protected][email protected].

Música tradicional

Além dos momentos de partilha e produção de conhecimento, o programa, totalmente gratuito, o EM.COM.TRADIÇÕES contemplará ainda diversos espetáculos de música tradicional, dos quais se destacam os concertos ‘Uxía’, ‘Sopa de Pedra’ e ‘Cavaquinho Cantado’.
‘Uxía’, cantora e compositora galega, atuará no Mercado Municipal de Santa Maria da Feira a 28 de setembro, às 22h00. O concerto é precedido por uma parada do grupo ‘Grito dos Tambores’, início marcado para as 21h00, na Praça Gaspar Moreira.
‘Sopa de Pedra’ – grupo vocal feminino dedicado ao canto a capella de canções de raiz tradicional – subirá ao palco do Cineteatro António Lamoso, no dia 29, às 22h00.
Neste mesmo auditório, ‘Cavaquinho Cantado’, de Daniel Pereira Cristo, marcará o encerramento da primeira edição deste encontro, com um concerto agendado para dia 30 de setembro, às 18h00.

Exposições

Duas exposições – ‘Instrumentos Musicais: A Arte e os seus Construtores’ e ‘Livro Galaico-Português’ – estarão patentes ao longo do evento, no Museu Convento dos Lóios e na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, respetivamente.

O programa completo está disponível na página oficial de turismo de Santa Maria da Feira, em www.visitfeira.travel.