Prospeções arqueológicas revelam marcas do ‘Aveiro antigo’

1297
Projeto do 'Monumento à Muralha de Aveiro'.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro está a iniciar a obra de qualificação do Adro da Sé, “com as devidas ações de prospeção arqueológica, cuidando de conhecer, registar e, se fizer sentido, partilhar, as marcas que os diferentes tempos já passados foram deixando no velho território da cidade”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Informação avançada pelo presidente do executivo na mensagem mensal relativa a março, que partilha habitualmente através do site da autarquia. Segundo Ribau Esteves, “a qualidade do espaço de uso público desta área nuclear da cidade, também ao nível dos seus valores históricos e patrimoniais, vai ficar mais evidenciada, com a qualificação da fachada e da torre sineira da Sé, com o conforto, a nobreza e o verde da área do Adro com a maior presença urbana da Sé que vamos conseguir pela remoção da pérgola”. No local, será edificado um monumento evocativo da ‘Muralha de Aveiro’, no local que seria a ‘Porta do Sol’. A obra de arte em causa tem a assinatura do arquiteto Siza Vieira, “o que seguramente vai acrescentar valor à história e ao património de Aveiro”, diz o edil.

Artigo relacionado

Monumento evocativo da muralha de Aveiro sem pedra de Eirol

Ainda no que toca a património arqueológico, Ribau Esteves dá conta de “importantes achados” durante a obra de qualificação do parque de estacionamento que serve a Igreja do Carmo. Em concreto, apurou-se que as paredes do antigo edifício do Magistério Primário “eram paredes do Convento do Carmo, vão propiciar a partilha permanente com o público de um pedaço muito relevante da nossa história, compatibilizando com a sua nova vida pela instalação dos Serviços da Diocese de Aveiro.”

Igreja / Convento do Carmo (Aveiro, Google Maps).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780