Monumento evocativo da muralha de Aveiro sem pedra de Eirol

1627
Proposta de Siza Vieira para a 'Porta do Sol', Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

À segunda tentativa, a Câmara de Aveiro procedeu à adjudicação da obra de requalificação do adro da Igreja da Sé, que inclui a construção do monumento evocativo da muralha de Aveiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A obra projetada pelo arquiteto Sisa Vieira foi entregue ao único concorrente, que apresentou uma proposta de 740.940 euros.

Uma empreitada que será articulada com a obra em curso na Sé (restauro da fachada).

Os eleitos do PS reiteraram a posição contrária à intervenção proposta, através de Fernando Nogueira (ver artigo de opinião). “Não ficámos um bocadinho contentes pela adjudicação. Não é monumental, nem sei o que lhe chamar”, referiu, notando que não será usada, como esteve previsto, a pedra de Eirol, da qual foi construída a antiga muralha de Aveiro (declarações em vídeo).

O presidente da Câmara confirmou que não será possível utilizar pedra de Eirol no monumento evocativo desenhado por Siza Vieira, lembrando que se trata de uma réplica (declarações em vídeo).

Quanto à pérgola, que será desmantelada e entregue a eventuais interessados, subsiste a dúvida se é em betão ou pedra. Uma dúvida a esclarecer quando for removida do local.

Artigos relacionados

Aveiro: Novo concurso público para qualificação do Adro da Sé

Aveiro: Qualificação do Adro da Sé e construção do Monumento à Muralha

Monumento “evocativo” da muralha da Cidade / Porta do Sol

» O projeto do arquiteto Siza Vieira prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal, para fácil organização e percurso dos atos religiosos, o que inclui um curto murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente;

» Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores em boa condição e a plantação de novas espécies;

» Será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780