Aveiro: Qualificação do Adro da Sé e construção do Monumento à Muralha

2015
Proposta de Siza Vieira para a 'Porta do Sol', Aveiro.

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira e enquadrado nas Comemorações do Feriado Municipal 2023, o Executivo Municipal vai deliberar sobre a aprovação do projeto de execução, da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a abertura do concurso público, de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento à Muralha de Aveiro, pelo valor base de 572.944,84€.

Para a Câmara Municipal de Aveiro é fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol. Aqui será utilizada a pedra de Eirol como material de construção, em recriação do material usado na época, tão característico pela sua cor vermelha.

O projeto prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal, para fácil organização e percurso dos atos religiosos, o que inclui um curto murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.

Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores em boa condição e a plantação de novas espécies. Em termos urbanísticos, com esta qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

Projeto de Siza Vieira, em exposição na Sé de Aveiro

Este concurso é lançado a uma semana do início do Ano Jubilar da Sé de Aveiro, por honra da comemoração dos 600 anos do lançamento da primeira pedra da sua construção (13 de maio de 1423). Neste âmbito a CMA irá expor, no interior do templo a 13 de maio de 2023, a exposição do projeto de qualificação do Adro da Sé e da sua envolvente, da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira. Recordamos que no último ano e de forma preventiva CMA realizou trabalhos de prospeção geofísica por georadar nesta zona, o que permitiu realizar um diagnóstico arqueológico pormenorizado e com efeito a concretização de um planeamento eficaz da intervenção urbanística e das ações de minimização do impacto arqueológico, já consideradas no projeto.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.