Precariedade preocupa bombeiros das Equipas de Intervenção Permanente

4096

Albergaria-A-Velha recebe, este sábado, o II Encontro Nacional de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de bombeiros.

Uma iniciativa da Associação Nacional de Bombeiros Portugueses (ANBP) e do Sindicado Nacional dos Bombeiros Portugueses (SNBP).

“Num momento decisivo para o sector da protecção civil, em que os bombeiros profissionais viram ser criado e aprovado o seu estatuto profissional, é necessário determinar o papel desempenhado pelas EIP’s, neste contexto, sendo as funções que desempenham cada vez mais solicitadas e exigentes”, refere um comunicado conjunto em jeito de antevisão do encontro marcado para o antigo quartel dos bombeiros de Albergaria-a-Velha.

Os participantes são chamados a debater “Qual o seu papel, futuro e carreira?”, analisando os “problemas profissionais que afectam os cerca de dois mil profissionais destas equipas, nomeadamente o nível de precariedade em que desempenham as suas funções”.

O pagamento dos vencimentos é assegurado em metade pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e a outra metade pelas câmaras municipais, mas o contrato de trabalho é celebrado com as Associações Humanitárias de Bombeiros com quem têm vínculo laboral.

Aspetos que causam “indefinição laboral”, levando os promotores do encontro a classificarem em “termos práticos” os bombeiros como “os novos precários do Estado, com carreiras profissionais indefinidas e futuro incerto”.

O encontro tem início pelas 14:30, no salão do antigo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

Publicidade, Serviços & Donativos