Praça da República: a do Poder das Artes e da Inovação

989
Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro (foto de António Ferreira).
Comercio 780

Disse há tempos que aproveitarem-se da necessidade de fazer obras no Edifício da Escola Homem Cristo para nele instalar serviços da Câmara constituía uma mistificação, uma ameaça e a perda de uma oportunidade.

Por Pompílio Souto *

E explicava porquê.
O “espaço praça”(da República onde se localiza tal edifício), pela respetiva natureza, localização, enquadramento arquitetónico e complexo de vivências que tudo isso suscita, seria fortemente prejudicado, ao contrário do que aconteceria se a especificidade e as virtualidades de tudo isso fossem devidamente tomadas em conta:

– O que era mesmo, mesmo muito interessante, útil e radicalmente inovador – meus Caros – era fazer obras no Edifício da Homem Cristo para lá instalar a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – a funcionar em regime de ensino integrado –, com ligações diretas ao Teatro Aveirense e ao Atlas – Biblioteca Municipal, enquanto do lado oposto, à volta do Claustro da Misericórdia, se instalava a Filarmonia das Beiras e um Espaço de Artes Plásticas.

O texto suscitou sugestões de desenvolvimentos e apoios – interessantes e muito bem-vindos –, mas também silêncios, o que é compreensível: primeiro era apenas e só mais um texto de um cidadão que, ainda por cima, reincide em “perorar” sobre coisas destas; depois porque há sempre, em casos destes, os seguidores do bom proverbiar português: “Burro calado torna-se sábio” e “O calado ganha sempre”, que é o q’interessa, n’é…

Mas, entretanto, não se sabe quem é que, na Câmara, está de facto apostado em “assim” dar uma vida nova àquele edifício – e era bom que se soubesse: com “Homem calado, muito cuidado…”. Depois também não se sabe quais são os estudos que sustentam “tal” aposta – coisa que o senso comum exigiria que existissem e que fossem públicos. Finalmente, não se sabe nas mãos de quem está a “decisão”. E aqui é que “bate o vinte”!

A decisão – seja ela qual for – pressupõe não apenas “obras” sejam elas aqui ou ali. Pressupõe a (re)criação de espaços e contextos edificados e não edificados decisivos quer para a qualidade de como a eles se acede, quer do que neles e sua envolvente, se ensine, pratique ou goze, quer, ainda, das sinergias que a articulação – física ou não física – de tudo isso podem ou não suscitar.

Esta não pode ser, portanto, uma “decisão de só um homem ou mulher, nem sequer de um só órgão – e muito menos, seja lá de quem for –, uma opção sem estudos, explicações e debate público.

Quero crer que é isso que vai acontecer.

Quero crer que a Secretária de Estado da Educação Inês Ramires – que apesar de ser de Aveiro e ter relações com a Escola Homem Cristo – não deixará de consultar e ter em conta na sua posição política e decisão político-administrativa, o que sobre o assunto lhe digam os colegas de governo que, de facto, sabem de “cidades”, de “cultura” e de “ambiente & descarbonização”, p. ex.

Quero crer que os Diretores da Homem Cristo, da Escola de Artes do Conservatório, da Filarmonia das Beiras e do Teatro Aveirense reconhecerão a bondade dos ganhos que resultariam das contiguidades e afinidades físicas e temáticas assim criadas, e da decorrente facilidade de conceber estratégias holísticas e articuladas, tudo isso invocando e valorizando junto das entidades que “possam permitir” ou que “possam fazer” com que tal aconteça.

É que se assim fosse todos ganhavam: ganhavam eles nas condições de trabalho e no estatuto que a sociedade lhes conferia; ganhávamos nós na qualidade e transversalidade do que nos era facultado; ganhavam todos e o planeta com a mais ampla sustentabilidade do que assim, direta e indiretamente, ali era feito e fruído.

Quero crer que a Câmara – antes de fazer seja lá o que for – vai estudar, refletir, partilhar e ouvir.

Ouvir, por exemplo, os envolvidos na candidatura de “Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”.

Ouvir nomeadamente Carlos Martins – que desde há muito, muito sabe de “cidades, cultura e desenvolvimento” e (porque não?) Carlos Moedas que sendo ex-várias coisas (algumas bem feitas), diz agora muito saber (também) de “cidades”.

Sim, eu acredito que ainda vamos ter, um dia, a Praça da República, como “a Praça do Poder das Artes e da Inovação”.

É que, se assim não for, mau será – e os “malfeitores” não seremos todos nós.

* Arquiteto, Urban Designer, ex-docente Universitário ([email protected])

Artigo relacionado

Assembleia Municipal de Aveiro/ “Declaração de voto”: Futuro da escola Secundária Homem Cristo

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780