Ol. do Bairro: Aprovado o relatório de gestão de 2020

185
Paços de Concelho de Oliveira do Bairro.
Promo728_notav_verao21

O Município de Oliveira do Bairro aprovou em Reunião de Câmara o seu Relatório de Gestão de 2020, que evidencia um valor de investimento de cerca de 6,4 milhões de euros, num ano marcado pela pandemia da COVID-19.

Para Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, “desde o início da pandemia, o Município já investiu mais de 1 milhão de euros no combate à COVID-19”. O autarca relembrou “o investimento realizado na testagem a alunos, professores, colaboradores da autarquia, atletas das associações desportivas e utentes e profissionais das IPSS, entre outros, a oferta de equipamentos de proteção individual às IPSS, escolas e comércio local, a entrega de computadores e acessos à internet a alunos carenciados para o ensino à distância, os apoios à habitação e para a aquisição de bens de primeira necessidade e ainda o programa de apoio financeiro às micro e pequenas empresas do concelho que implementámos este ano”.

O Relatório de Gestão de 2020, que apresenta um resultado líquido positivo de 338.233,66 euros, destaca o investimento do Município nas zonas industriais, na criação do Parque da cidade de Oliveira do Bairro, na requalificação urbana e na intervenção na rede viária do concelho, a par dos investimentos na Educação, com uma execução de cerca de 1,1 milhões de euros, na área do Ambiente, com vários projetos em execução, e no já referido combate à pandemia e aos seus efeitos nas famílias e empresas do concelho.

Outro “indicador importante” que o documento revela é, para o líder da autarquia, “a redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores para apenas 5 dias, quando em 2017 era de 36, sendo este um contributo e um exemplo importante que o Município dá aos seus fornecedores e, em geral, à economia do concelho e do país, essencial no momento que todos atravessamos”.

O autarca destacou ainda o facto desta execução orçamental ter sido alcançada “reduzindo o passivo e o endividamento municipal“.

Outros destaques do documento são a inexistência de pagamentos em atraso no final de 2020 e os graus de execução orçamental da receita (89,7%) e da despesa (75,46%).

Em conclusão, o Relatório de Gestão de 2020 realça o “rigor financeiro, consubstanciado no cumprimento e melhoria dos limites legais da dívida”, fruto da estratégia que o atual Executivo Municipal tem implementado, ao longo dos últimos três anos.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.