Oliveira do Bairro: “Viagem pela música da nossa terra”

236
Museu Etnomúsica da Bairrada, Oliveira do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, vai promover, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a iniciativa “Viagem pela música da nossa terra”, destinada ao público sénior.

A primeira sessão da iniciativa, que consiste numa “viagem” pela música da região da Bairrada, vai ser dedicada à Banda Filarmónica do Troviscal, hoje denominada União Filarmónica do Troviscal, que já foi considerada por muitos como a segunda melhor banda do país, logo a seguir à Banda da Guarda Nacional Republicana.

A atividade começa com a apresentação da história da banda, acompanhada de imagens, textos, objetos e instrumentos musicais e com a audição de algumas músicas. Os participantes serão convidados a partilhar as suas memórias e conhecimentos sobre o tema, numa conversa que se estenderá também aos costumes, festas populares, cerimónias religiosas, arraiais e outras diversões, de um tempo em que as bandas filarmónicas tinham uma importância cultural e social de enorme relevo.

As sessões, que são gratuitas, vão decorrer nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 10h30 e 14h30. As inscrições para cada sessão e pedidos de mais informação podem ser feitas junto da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através do número de telefone 939 951 072, ou do e-mail museus@cm-olb.pt, até ao dia anterior de cada sessão.