TJA testa camião de mercadorias a biometano

813
Transportes J. Amaral, Estarreja,
Dreamweb 728×90 – Video I

A Dourogás, líder nacional na mobilidade a gás (GNV e biometano), a Bosch Portugal e a TJA -Transportes J. Amaral lançaram uma “parceria que colocará em circulação uma viatura movida a biometano, gás 100% renovável, da frota da transportadora” com sede em Estarreja.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, o camião a gás permitirá evitar a emissão de cerca 139 toneladas de CO2, numa base anual, reduzindo a 100% as emissões de CO2 equivalente quando comparado com os combustíveis de origem fóssil, e considerando uma circulação média mensal superior a 11.000 km.

O biometano é um combustível de origem renovável e que permite a substituição direta do Gás Natural Veicular (GNV), sem qualquer necessidade de adaptação das viaturas, apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco sustentável e economicamente rentável. A versatilidade desta energia permite que seja utilizada também para fornecimento à indústria ou injeção na rede nacional de gás.

A Bosch, que tem parte das suas instalações em Aveiro, estabeleceu como objetivo reduzir as emissões do Escopo 3 em 15% em termos absolutos até 2030, tendo como base o ano de 2018 (até 202 reduziu em 23%).

A TJA, que tem a Bosch como parceira estratégica para a área logística, pretende testar os consumos e emissões para a atmosfera da mobilidade a biometano na sua frota, avaliando o desempenho deste combustível 100% renovável que se apresenta como uma alternativa efetiva e imediata aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos e outras fontes de biomassa.

Atualmente existem mais de 4.200 pontos de enchimento de GNV na Europa, dos quais quase 20 em Portugal, com capilaridade de norte a sul do país. Qualquer um dos pontos de abastecimento da rede Dourogás está capacitado para permitir o abastecimento de biometano.

Discurso direto

“A TJA dá continuidade ao seu esforço por um futuro mais verde, pelo que, em parceria com a Bosch e a Dourogás, continua empenhada em encontrar soluções para uma mobilidade menos poluente dando início a este projeto com biometano – combustível renovável derivado do biogás que reduz as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera – podendo tornar-se numa alternativa efetiva aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos” – Fábio Brandão, Diretor Logística e de Transportes.

Artigo relacionado

TJA recebe primeiro camião 100 % elétrico a circular em Portugal

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.