Feira: Apoio a pessoas com problemas de álcool alargado a todo o concelho

494
Foto partilhada pelo Programa 'Amplifica-Te'
Dreamweb 728×90 – Video I

O município de Santa Maria da Feira decidiu reforçar a rede de apoio e cuidado personalizado, gratuito e confidencial às pessoas que recuperam de um problema ligado ao álcool ou a outras substâncias aditivas, alargando o acompanhamento a todas as freguesias do concelho ainda durante este ano.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O programa ‘Amplifica-Te’ é uma resposta de primeira linha que promove, sobretudo, a reabilitação emocional e social através de apoio psicológico, reuniões de autoajuda e oficinas terapêuticas semanais: manualidades, musicoterapia, animação sociocultural e aquisição de competências para procura de emprego.

A autarquia conta com a ajuda técnica da associação Ser+Pessoa, IPSS que trabalha no território esta problemática há mais de 25 anos em colaboração com os serviços de atendimento e acompanhamento social e serviços de saúde. A equipa integra uma médica, uma psicóloga, uma assistente social e uma terapeuta ocupacional.

Do total de 306 pessoas em acompanhamento pela Ser + Pessoa, 21 aceitaram o desafio de integrar o projeto, mantendo a abstinência. Atualmente, 14 pessoas têm acompanhamento psicológico regular e frequentam oficinas de competências pessoais e sociais, oficinas de saúde e bem-estar e desenvolvimento de competências de empregabilidade.

A faixa etária mais afetada situa-se entre os 55 e os 65 anos (com consumos excessivos e dependência ao longo de vários anos). Considerada crónica, esta doença não tem cura, mas tem tratamento, a manutenção da abstinência alcoólica é possível, tal como a recuperação do estado de saúde física e mental, a alegria e a qualidade de vida.

A intervenção é enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.