Ol. de Azeméis / Cultura: Teatro com apoio autárquico para retomar atividade

1134
Bandevelugo.

A Câmara de Oliveira de Azeméis anunciou que irá apoiar festivais de teatro concelhios através de uma comparticipação financeira de 1.400 euros, “possibilitando o regresso desta arte performativa” ao concelho após a suspensão de atividades culturais devido à situação pandémica.

“Pretende-se a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral pelos grupos de teatro do concelho e a fidelização e criação de públicos diversificados, elevando mais alto esta forma de arte que é considerada uma das mais importantes expressões culturais”, refere um comunicado.

Uma das primeiras atividades culturais é o VII FESTEC – Festival de Teatro do Pinheiro da Bemposta, promovido pela Associação de Teatro Experimental do Curval, de 20 e 27 de novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta.

A edilidade irá, também, apoiar o FESTOLA, Festival de Teatro da URATE – União Recreativa Os amigos da Terra, de Carregosa, com cinco espetáculos de teatro, dois deles profissionais, oriundos de Oliveira de Azeméis, Arouca, Idanha-a-Nova, Pombal e Vila Real. A iniciativa contará, também, com workshops, tertúlias e outras atividades.

Discurso direto

“Enche-nos de orgulho o facto deste conjunto de iniciativas decorrer nos palcos do concelho, permitindo o encontro do teatro com a nossa comunidade e enriquecendo o património cultural do concelho. O teatro merece todo o nosso respeito e consideração e o apoio a estes festivais são uma forma de o reconhecer, mas também, uma forma de estimular os grupos locais de teatro a fazerem cada vez mais e melhor” – Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal.

Primeira companhia profissional oliveirense

A Bandevelugo é a primeira companhia de companhia profissional de teatro com base em Oliveira de Azeméis, contando com apoio da Câmara Municipal e da Direção-Geral das Artes. Bandevelugo. Com sede em Carregosa, o grupo pretende “a aproximação do teatro às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos.”
O apoio municipal irá permitir a digressão da peça de teatro “A Tempestade,” de William Shakespeare, com encenação de João Amorim e Ricardo Correia.
“Os Bandevelugo combinam a dramaturgia e a literatura, mas partem da memória imaterial do concelho de Oliveira de Azeméis, legitimando e valorizando o património cultural, as vivências identitárias e a expressão artística dos oliveirenses”, refere uma nota de imprensa.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.