O seu carro tem um radar de estacionamento ou uma câmara de inversão?

3752
Dreamweb 728×90 – Video I

Quer instalar imagens de marcha-atrás no carro? Vejamos primeiro a diferença entre radar e imagens de marcha-atrás.

Interface da câmara traseira

O que é um sensor de estacionamento?

O radar de inversão, ou seja, o “radar de inversão anti-colisão”, também chamado “auxiliar de estacionamento”, é composto, principalmente, por sensores ultra-sónicos, controladores e visores.

O radar de inversão é um dispositivo auxiliar de segurança para estacionar ou fazer marcha atrás do carro. Pode informar o condutor sobre os obstáculos em redor, através do som ou do visor mais intuitivo, e ajudar o estacionamento do condutor, a inversão de marcha e o arranque do veículo. Ajuda, também, o condutor a remover os ângulos mortos de visão e visão desfocada.

O princípio de funcionamento da inversão do radar:

Quando o radar de inversão é invertido, o princípio ultra-sónico é utilizado para transmitir a onda ultra-sónica para o obstáculo depois da sonda no pára-choques traseiro do dispositivo transmitir a onda sonora. A distância real entre a carroçaria do veículo e o obstáculo é calculada. Então, o condutor é levado a fazer o estacionamento ou a inversão é mais fácil e seguro.

Sensor de estacionamento automático

A função principal do radar de inversão:

1) Medir com precisão a distância entre a traseira do veículo e o obstáculo mais próximo;

2 ) Ao inverter para a distância limite, pode ser emitido um curto som de aviso para alertar o condutor para o travão;

3) Avisos de voz repetidos para alertar os peões.

O que é uma imagem em marcha atrás?

Após anos de desenvolvimento, o sistema de radar de marcha atrás foi actualizado com tecnologia e melhor desempenho, estando aplicado a vários tipos de veículos, tais como camiões, autocarros, autocarros escolares, ceifeiras-debulhadoras, ceifeiras-debulhadoras de milho, automóveis de passageiros, máquinas de construção, etc.

Independentemente da estrutura e aparência ou do preço do desempenho, os produtos actuais têm as suas próprias características e são utilizados em exibição digital, exibição em ecrã e exibição em espelho multifunções.

O sistema de inversão de imagem pode ser visto claramente mesmo através de raios infravermelhos durante a noite. A sonda de automóvel profissional melhorou, ainda, mais o desempenho anti-magnético, anti-vibração, à prova de água e à prova de poeira.

O visor do carro adopta a cor verdadeira TFT e não tem nenhuma interferência de sinal e nenhuma cintilação após tratamento anti-magnético. Ao mesmo tempo, pode receber dois vídeos e pode reproduzir VCD, DVD sem interface de vídeo. Tem, igualmente, a conversão horizontal automática visual invertida e a função de comutação automática. O painel de instrumentos e o visor do endoscópio podem exibir, claramente, a informação através da câmara do carro atrás do carro.

Também é possível instalar duas câmaras de visão traseira ao mesmo tempo, para que não haja nenhum ponto cego ao fazer marcha atrás.

Diferença entre a imagem em marcha atrás e o radar em marcha atrás / Vantagens e desvantagens

Em primeiro lugar, as vantagens da inversão de imagens em comparação com a inversão de radares são:

» A instalação é simples. Geralmente, a imagem de inversão de marcha atrás da saída única normal só precisa de ligar a extremidade positiva do cabo de alimentação ao pólo positivo da luz de inversão de marcha atrás do carro e o negativo do cabo de alimentação ao negativo da lâmpada de inversão de marcha atrás ou GND de terra. De acordo com os diferentes tipos de cablagem, a câmara pode ser instalada numa posição de fácil instalação;

» A imagem física da traseira do carro pode ser claramente vista, o que é conveniente para o condutor julgar.

Em segundo lugar, as desvantagens das imagens em marcha atrás em comparação com o radar de marcha atrás são:

» A imagem de marcha atrás exige que o condutor observe a dinâmica no mostrador antes de fazer marcha atrás, desde que seja necessário olhar para compreender a situação, mas o radar de marcha atrás pode ser utilizado quando se observa o lado esquerdo se houver um obstáculo do lado direito. Quando chegar a altura, será acionado um lembrete de voz, como: “perigo do lado esquerdo”, etc.

» Se estiver habituado a observar o espelho retrovisor e quiser ter um estacionamento assistido, então pode escolher o radar de inversão;

Se pretender a protecção de instalação dupla, precisa de instalar o radar de inversão de marcha atrás com funções de vídeo e som.

O radar e as imagens de inversão têm de ser instalados de acordo com a situação real. Alguns condutores podem facilmente inverter o carro simplesmente utilizando os dois espelhos do lado esquerdo e direito do carro.

As câmaras de visão traseira providenciam aos condutores informação sobre a situação atrás do veículo. Os equipamentos assistem o condutor ao estacionar e manobrar em marcha-atrás.

Tipos de câmaras de visão traseira

O equipamento apresentado nos catálogos de acessórios têm diferenças de vários componentes e funcionalidades que o possível comprador deve ter em conta:

  • Na resolução da imagem, quanto mais elevado este parâmetro, maior a qualidade da imagem. Por regra, os modelos com baixa resolução são baratos;
  • Relativamente ao ângulo de visão, diz respeito à quantidade de informação visual que pode ser recebida pelo equipamento. Se o valor for muito elevado, a imagem torna-se menos natural;
  • Quanto ao método de transmissão da imagem, além dos modelos cuja instalação requer cabos, existem câmaras de visão traseira sem fios, que são fáceis de montar e, se necessário, podem ser rapidamente retiradas. Tratam-se de equipamentos são sensíveis a perturbações, o que faz com que a imagem nem sempre seja boa;
  • Os equipamentos com sensores CCD providenciam uma transmissão de informação visual de maior qualidade, enquanto os acessórios com matriz CMOS são comercializados a um preço baixo;
  • Existência de visão noturna com infravermelho melhora a imagem em caso de ausência de iluminação;
  • Relativamente a humidade, alguns modelos conseguem aguentar salpicos de água, mas outros podem ficar totalmente submersos durante bastante tempo;
  • Quanto a temperaturas baixas, existem acessórios que aguentam −20 ou −30 °C.

Os equipamentos estão integrados com fixação de fita adesiva de dois lados, parafusos ou suporte. Também estão disponíveis modelos que são instalados numa matrícula ou na sua iluminação. Além dos modelos standard, existem equipamentos feitos para determinadas marcas de automóveis.

Dicas de utilização de câmaras de visão traseira

Antes de mais, estude e siga as recomendações do fabricante. Não deve lavar o acessório a alta pressão, uma vez que pode danificar as fixações. Deve utilizar pano seco se precisar de retirar sujidade das lentes, porque vai ajudar a prevenir arranhões.

Mais informação

Informações sobre câmaras retrovisoras auto-doc.pt

Sobre sensores de estacionamento: pt.icartizan.com

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística, como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.