Murtoseiro ‘Jack’ Henriques, construtor de ‘Yachts’, faleceu nos EUA

2805
Joaquim Henriques Raimundo.

Faleceu nos EUA, aos 85 anos, o mestre de construção naval Joaquim ‘Jack’ Henriques Raimundo, informou esta quarta-feira a irmã Natalie Serra, em nome da família, que tem raízes na Murtosa.

Fundador da empresa “Henriques Yachts” em Bayville, Nova Jersey, era uma personalidade muito conhecida no seio da comunidade luso-americana.

Filho do moliceiro e mestre Raimundo, de uma das famílias de construtores navais mais conhecidas da Murtosa, emigrou no final da década de 60 para os EUA a par de outros conterrâneos, alguns dos quais trabalharam a seu lado no mesmo ofício, como foi o caso de Felisberto Amador, um dos arrais mais antigos ainda em atividade na Ria de Aveiro.

“Joaquim Henriques continuou a tradição do seu trisavô, bisavô, avô e pai; logo de muito novo aprendeu a arte de construir barcos, usados nas fainas da apanha de moliço e pesca na Ria de Aveiro”, refere uma biografia elaborada por Natalie Serra e publicada por António Cravo em artigo acompanhado de uma entrevista dada a Etelvina Almeida em 2012.