Monografia da Murtosa, o volume 3

1402

No livro agora publicado são focados dois temas: a História Eclesiástica e a Administração Pública.

Por Marco Pereira *

É o terceiro volume da “Monografia da Murtosa”, edição da Câmara Municipal da Murtosa.

Uma colecção que vem sendo publicada ao ritmo de um livro por ano, sempre no dia 29 de Outubro, o aniversário da criação do concelho da Murtosa.

O próximo volume será apresentado esta quinta-feira, às 10:15, na Oficina das Artes, Murtosa (antiga Escola de Pardelhas-Monte).

No livro agora publicado são focados dois temas: a História Eclesiástica e a Administração Pública.

Na História Eclesiástica trata-se, entre outros assuntos, da demografia eclesiástica (estatísticas), criação das paróquias do concelho da Murtosa, residências paroquiais e salões paroquiais, Tribunal do Santo Ofício (Inquisição), Lei da Separação de 1911, associações, listas de bispos, párocos e sacerdotes naturais do concelho.

Por sua vez, a Administração Pública dá atenção à criação do concelho da Murtosa e das suas freguesias, sedes do poder político, heráldica e listas de autarcas.

Fazem ainda parte do tema da Administração Pública as fronteiras, normas locais, administração judicial, Registos e Notariado, Autoridade Tributária, segurança pública e os actos eleitorais.

Sobre os actos eleitorais incluem-se tabelas e gráficos, dando conta dos resultados de todas as eleições, desde o 25 de Abril de 1974: Assembleia Constituinte, Referendos, Presidenciais, Legislativas, Eutopeias e Autárquicas.

* Advogado, historiador.

Publicidade, Serviços & Donativos