Mobilidade elétrica: Empresa de Oliveira do Bairro cria programa de I&D para baterias

1358
EDM.
Comercio 780

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a EDM, uma empresa especializada em soluções tecnológicas, sediada em Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro, assinaram um protocolo de “colaboração científico-tecnológica” no âmbito da mobilidade elétrica e economia circular.

Segundo a instituição de ensino superior, prevê-se o desenvolvimento de “soluções tecnológicas para a produção e reciclagem de baterias de nova geração.”

Além da partilha de know how e intercâmbio de especialistas e de estudantes do ISEC, estão em vista projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) em parceria com os engenheiros da empresa bairradina.

A EDM irá tomar parte na formação dos estudantes, acolher atividades de docência através da colaboração em disciplinas específicas da sua área de especialidade, assim como palestras ou seminários.

» A parceria irá criar condições para que os estudantes consigam pôr em prática os conhecimentos de eletrotécnica, mecânica e química em contexto real, através do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. A EDM irá também acolher estudantes do ISEC em programas de estágio.

Discurso direto

“Esta parceria irá permitir a produção de baterias elétricas mais seguras para o mercado global: mais segurança, processos de produção mais eficientes, que garantam menor risco e maior fiabilidade. Este é mais um passo dado pelo ISEC no compromisso assumido de colocar a Engenharia ao serviço da inovação e da sociedade, através da criação de soluções mais seguras, sustentáveis e, por isso, mais competitivas. Desta vez, ao nível da mobilidade elétrica.” – Mário Velindro, presidente do ISEC.

“O objetivo deste protocolo é a evolução das soluções de mobilidade elétrica atuais da nossa empresa para um patamar de excelência”, afirma. “Acreditamos que o ISEC é o parceiro ideal para nos ajudar a consolidar conceitos, nomeadamente ao nível da produção e reciclagem de baterias de nova geração, promovendo assim a economia circular. Esperamos que a curto-médio prazo possamos incorporar nos produtos EDM os resultados da investigação que será promovida no âmbito da presente parceria.” – Paulo Alves, gerente da EDM.

Publicidade, Serviços & Donativos