Josko Guardiol: a jornada do zagueiro croata até o Manchester City

501

Liverpool, Chelsea e Real Madrid estão todos ligados às grandes contratações de Guardiol, mas o croata mudou-se para o Manchester City por £ 77,6 milhões, Dínamo Zagreb e RB Leipzig.

O City lidera o jogador há muito tempo, os jogos contra ele tiveram um papel especial

Os dois encontros com o Manchester City na Liga dos Campeões na temporada passada foram completamente diferentes para Yosko Guardiola. No jogo de ida das oitavas de final, o zagueiro croata mostrou porque, aos 21 anos, é um dos jovens defensores mais conceituados do mundo e cobiçado pelos melhores clubes da Europa. Seu desempenho defensivo maduro foi reforçado por uma cabeçada excelente.

Três semanas depois, o RB Leipzig sofreu uma derrota esmagadora por 0-7 em Manchester, sem resposta à habilidade ofensiva de Erling Haaland, de cinco gols. Foi uma lição para Guardiola, mas talvez só aumente a sua ambição de chegar ao topo do futebol. No entanto, isso claramente não afetou seu status aos olhos dos clubes, e o Manchester City pagou uma quantia recorde para que um zagueiro o trouxesse para suas fileiras.

De notar que a Mostbet-PT já está a aceitar apostas nos primeiros jogos da nova temporada do Manchester City.

O que torna Guardiol tão especial?

Damir Krjnar desempenhou um papel importante na ascensão meteórica de Guardiol – e está confiante de que a trajetória da ascensão continuará. Como diretor da academia do Dínamo Zagreb, acompanhou o desenvolvimento de Guardiol. Como técnico do Dínamo, levou o clube à dobradinha no campeonato e na Copa, e o jovem Guardiol se tornou uma estrela da defesa.

Krjnar assistiu com orgulho enquanto o zagueiro canhoto chamava a atenção do mundo com suas atuações no Campeonato Mundial no Catar. Mas estas atuações não foram uma surpresa para Krzhnar. Ele viu como Guardiol melhorou sua habilidade técnica, força física e disposição fria, e sabia que seu antigo pupilo se sentiria confortável na grande arena. Ele pertence a esse lugar.

“Eu esperava algo assim. Ele jogou sem erros. Houve um erro, talvez contra Lionel Messi no terceiro gol contra a Argentina… mas não é um erro, é o Messi!” Maribor”.

Mas se Guardiol não conseguiu deter o pequeno maestro naquele momento, foi o seu comportamento constante e determinado no torneio que mais impactou o seu antigo treinador. Independentemente do adversário ou da fase da competição, Guardiol sempre se mostrou tranquilo nas zonas perigosas e corajoso na posse de bola. Estas são as características que foram traçadas na sua infância na Academia Dínamo.

Ele é um cara grande, durão e não tem problemas com artes marciais. Ele tem velocidade e reação muito boas. Mas eis o que o torna especial: está sempre à procura do primeiro passe para a frente. Passar a bola para avançar para a ‘primeira linha’, para a ‘segunda linha’, para a ‘terceira linha’… e isto é típico dos médios. Já podemos dizer que Josko é um dos defensores centrais modernos de referência.

O estágio da carreira alemã ajudou a desenvolver a versatilidade

Em Leipzig, Guardiol teve o apoio certo para se desenvolver. Ele começou como lateral-esquerdo sob o comando de Jesse Marsh, mas seu sucessor, Domenico Tedesco, transferiu-o para o centro e confiou inteiramente em Guardiola.

Os especialistas concordam que sua perna esquerda é proeminente. Sua precisão e velocidade de transmissão também são admiráveis. Passes arriscados e dribles pela primeira linha de pressão…passar pela linha defensiva é uma de suas melhores habilidades. Esta foi a principal característica que o tornou o líder de Leipzig.

Ao mesmo tempo, consegue vencer situações na defesa com uma regularidade invejável. Ele é muito atlético e calmo, de cabeça fria. Em resumo, vale dizer que Guardiol tem absolutamente tudo para se tornar o melhor zagueiro do mundo nos próximos três a cinco anos.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.