‘José Miranda’ vence Regata Ria de Aveiro no dia do seu ‘bota abaixo’

1303
Barco Moliceiro propriedade de José Pedro Miranda (vencedor da Regata Ria de Aveiro 2022. Foto de Januário Cunha).
Comercio 780

O barco moliceiro ‘José Miranda’, propriedade de José Pedro Miranda (Murtosa), terminou em primeiro lugar a Grande Regata do Ria de Aveiro Weekend 2022, que foi disputada hoje à tarde entre a praia do Monte Branco (Torreira, Murtosa) e Aveiro, feito ainda mais relevante por ter sido alcançado na viagem inaugural.

Um sábado que ficará para a história da embarcação ex líbris da Ria de Aveiro por vários motivos.

Desde logo, o ‘bota abaixo’ três novos barcos, todos propriedade de murtoseiros, dando sequência ao incremento na construção de novas embarcações típicas da laguna após vários anos em que conheceram o declínio.

“Um dia memorável no Coração da Ria!”, resumiu Januário Cunha, vereador da autarquia murtoseira numa nota partilhada pelo seu Facebook.

Regata de Moliceiros Ria de Aveiro 2022 (Foto do Facebook de Mário Rui).

Maior número de participações em 10 anos

17 barcos moliceiros tomaram parte na tradicional regata anual, navegando à bolina na sua configuração tradicional, registando-se, assim, o maior número de barcos em mais de uma década, como observou o autarca. Em 2019, participaram apenas 12 embarcações.

Teve lugar, também, o tradicional concurso de painéis com a indicação dos premiados a cargo de um júri.

A regata Murtosa – Aveiro foi precedida da inauguração da obra de ampliação do estaleiro – museu do Monte Branco, que passa também a incluir um centro interpretativo da construção naval.

“Abre-se como uma janela sobre beleza imensa da Ria e das suas embarcações tradicionais”, salientou o município local (ver fotos partilhadas pela Glorybox).

Artigo relacionado

Murtosa: Obra de renovação do estaleiro museu do Monte Branco, na Ria, em curso

O momento da regata e inauguração foi aproveitado, também, para uma apresentação da candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade da UNESCO.

Artigo relacionado

Região de Aveiro candidata barco moliceiro a Património da Humanidade

Ria de Aveiro Weekend 2022

Consultar programação.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.