Ílhavo vai acolher o maior evento de educação desportiva em Portugal

365
“Ílhavo Sports Meeting”.

Nos dias 24 e 25 de janeiro, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o Município irá acolher o “Ílhavo Sports Meeting”, considerado o maior evento de educação desportiva do país.

Com o objetivo de promover o desporto, capacitar e educar técnicos, dirigentes, professores, estudantes, atletas e treinadores, a Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a Unique’s (Portugal Sports Summit), promove no Município um evento que, por norma, ocorre nas capitais de distrito. Esta é uma aposta da Autarquia na dinamização de uma política desportiva municipal que contempla não só atividades e competições mas também momentos formativos promotores da discussão construtiva de processos e conhecimentos.

As surpresas serão muitas nos vários painéis dedicados não só ao chamado ‘desporto rei’ – o futebol – mas também a modalidades como basquetebol, hóquei em patins, atletismo, andebol, voleibol, desportos motorizados, surf, remo, entre outros, não esquecendo as temáticas mais atuais como a metodologia do treino e a ética desportiva. Serão perto de 15 horas de partilhas de experiências e conhecimentos entre preletores de referência nacional e local e os cerca de 250 participantes que se aguardam em Ílhavo.

São 20 os oradores escolhidos para o Ílhavo Sports Meeting dos quais se destacam figuras nacionais como Manuel Cajuda e Duarte Gomes (futebol), Joel Rocha (futsal), Elisabete Jacinto (desporto motorizado), os selecionadores nacionais Mário Gomes (basquetebol), Renato Garrido (Hóquei em Patins), Paulo Barrigana (atletismo) e o aveirense José Velhinho (Remo), figuras de topo do desporto de alta competição como Catarina Sousa (bodyboard), Miguel Miranda (basquetebol), Tarantini (futebol), Carlos Resende (andebol) ou Luís Bilro (futebol de praia).

Entre estes também encontramos figuras de relevância desportiva da Região de Aveiro e de Ílhavo, como são exemplo Arménio Pinho (Associação Futebol Aveiro), Pedro Soares (Rede Municípios Amigos do Desporto), Ricardo Sousa (treinado do S.C. Beira Mar), Ulisses Santos, Sérgio Lopes e José Henriques. Nota ainda para a presença de Jorge Pina, ex-pugilista do S.C. Portugal, que, pela sua experiência de vida e de alta competição, alarga a dimensão desportiva do evento até ao domínio da inclusão e do desporto adaptado.

As inscrições para o evento ainda se encontram disponíveis em https://www.sportsmeeting.pt/products/ilhavo-sports-meeting, tendo um custo de 25 euros para público em geral e 15 euros para atletas e estudantes. Há uma redução destes valores para os dirigentes, técnicos e treinadores dos clubes e associações sediadas no Município de Ílhavo (15 euros), bem como para os atletas desses clubes e associações (10 euros).

O evento tem a acreditação do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com três Unidades de Crédito (UC) – 15h00, permitindo a renovação do título de treinador de desporto de todas as modalidades, técnico de exercício físico e formação contínua de professores.

Publicidade, Serviços & Donativos