Ílhavo: Retomado atendimento presencial para migrantes

1448
Paços de Concelho, Ílhavo.

O Atendimento Social Integrado (ASI) de Ílhavo retomou, este mês, o atendimento presencial para migrantes nacionais de países terceiros por técnicos do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM de Aveiro, um serviço prestado no âmbito do projeto “Somos Todos Migrantes”.

Desde 2012 que o ASI ilhavense dispõe de um espaço de atendimento a migrantes, na sequência da celebração de um protocolo com o Centro Social Paroquial da Vera Cruz, entidade gestora do projeto.

Segundo uma nota de imprensa, “após a suspensão dos atendimentos devido à pandemia, a retoma do serviço assume, nesta fase, um novo formato”.

O projeto foi reformulado com uma equipa alargada a três técnicos especializados e os atendimentos que são realizados duas vezes por mês (mais uma), “com a perspetiva de alcançarem uma periodicidade maior.”

Uma resposta a diversas problemáticas sociais associadas aos migrantes, requerentes de asilo e refugiados, através de um modelo inovador e interdisciplinar.”

O CLAIM é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração e o Alto Comissariado para as Migrações.

» O atendimento presta informação e apoio nas seguintes áreas: legalização; reagrupamento familiar; nacionalidade; marcações online no Serviço de Estrageiros Fronteiras (SEF) e Consulados; educação (equivalências e reconhecimentos); assuntos laborais; segurança social; saúde; retorno voluntário, entre outros. Marcação prévia através do e-mail [email protected] ou do telefone 234329640.

Publicidade, Serviços & Donativos