Ol. do Bairro: Parceria social acompanha idosos mais vulneráveis

1047
Assinatura do protocolo 'ProximIDADES'.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Oliveira do Bairro anunciou hoje um “programa de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade” que irá ser dinamizado em parceria com várias instituições.

O protocolo, recentemente formalizado, envolve Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, bem como a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Segundo a edilidade, o projeto ‘ProximIDADES’ pretende “dar resposta a situações de exclusão e isolamento social da população mais idosa, agravadas pelas medidas de combate à Covid-19”.

Na sua fase inicial, vai contar com recursos, humanos e materiais, de cada uma das entidades parceiras, estando previsto ainda o envolvimento de voluntários, através do Banco Local de Voluntariado do Município de Oliveira do Bairro.

Desde 16 de março deste ano que estão suspensas, devido às contingências da pandemia, as atividades desenvolvidas pelos Centros de Dia, ficando as pessoas idosas sem poder contar com esse apoio até então prestado.

» As IPSS parceiras do projeto são a ABC Bustos, AMPER, Centro Ambiente para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e SOLSIL.

» Para além das pessoas integradas em Centro de Dia, podem beneficiar utentes do Serviço de Apoio Domiciliário que apresentam necessidades que exigem algum apoio.

Discurso direto

“Ainda que as instituições tenham encontrado formas de continuar a providenciar auxílio, por exemplo através do serviço de apoio domiciliário, foi registada uma quebra no suporte continuado e constante, tão necessário e imprescindível para satisfazer as necessidades básicas dos utentes. O projeto ‘ProximIDADES’ tem como objetivo geral dar apoio social, emocional e de estimulação às pessoas idosas mais vulneráveis que estejam em casa e que tenham sido sinalizadas pelos serviços sociais das várias entidades envolvidas, permitindo-lhes que possam continuar nas suas habitações em segurança e com um acompanhamento de proximidade” – Lília Ana Águas, vereadora responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780