“Há dias assim”: Pela ecopista do Vouga com escapatórias por outros percursos

471
Ecopista do Vouga / Dão (foto de António Garcia).

Numa primeira a sério, foram apenas 40km numa ciclovia já conhecida, mas abandonada nos últimos tempos: a do Vouga!

Por António Garcia *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Uma parte do percurso, saindo da ecopista para procurar outros pontos de interesse onde a minha curiosidade e instinto me levassem.

O problema é que esses “desvios” são feitos por caminhos medievais, com pisos que viram passar por cima muitas carroças e fazem vibrar até ao extremo a BTT. E os regressos à civilização fazem-se de pé, em cima dela ou ao seu lado em amena e suada conversa. Assim foi para a Igreja Velha de Bodiosa, para o Senhor da Agonia e mesmo para as cascatas do Trouço onde um novo PR está em construção.

Pelo caminho encontro com responsáveis da Câmara local que assinalam para breve um novo trajecto, com passadiços, para poder acompanhar o rio Trouço numa zona inacessível, mas de rara beleza. Esperemos por tudo isso e eu já estou impaciente de os percorrer pois o espaço é simplesmente maravilhoso.

No outro dia foi a distância posta à prova: algumas dezenas de metros para além dos 80km. Também na mesma ecopista, com partida de S. Pedro do Sul. Na ida, os 40km levaram-me quase até Sever do Vouga, um pouco além de Cedrim. Em dia de calor tórrido, não foi pêra doce, embora esta ecopista nos ofereça muita sombra.

Deu para ver como a ecopista é maltratada na zona industrial, à entrada do concelho de Oliveira de Frades. Deu para ver a qualidade da sombra e as temperaturas conforme sejam debaixo dos eucaliptos (a partir de Oliveira de Frades e até Sever do Vouga o reino é deles) ou debaixo de carvalhos, castanheiros e outros autóctones (ainda há algumas ilhas em desespero de causa) que fazem toda a diferença e debaixo dos quais pude respirar frescura.

O objectivo é fazer Viseu/Aveiro ainda este ano. Alguém quer vir?

* https://www.facebook.com/photo?fbid=7520166441417895&set=pcb.7520173504750522

Artigo relacionado

Há dias assim: De Paradela a Vouzela, pelo antigo Vouguinha / Vista para as cegonhas em Angeja

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.