Évora escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027 / Aveiro irá ser Capital Portuguesa da Cultura

1560
Teatro Aveirense.

Évora foi a cidade portuguesa recomendada para Capital Europeia da Cultura de 2027, a par de Liepaja (Letónia), anunciou esta tarde a presidente do júri Beatriz Garcia.

A iniciativa (em inglês European Capital of Culture – ECoC), que é uma das ações mais conhecidas da União Europeia (UE), estava a ser ‘disputada’ por mais três cidades portuguesas: Aveiro, Braga e Ponta Delgada (Açores).

As audiências finais para avaliação das candidaturas decorreram nos últimos dias. Esta quarta-feira, a meio da tarde, a escolha do painel de avaliação foi divulgada durante uma conferência de imprensa.

Quase 30 milhões de euros de apoio do Estado português

O ministro da Cultura anunciou que a verba disponível para apoiar a candidatura vencedora será de 29 milhões de euros, através de várias fontes: Governo (15 milhões), Programa Operacional Regional (10 milhões) e Turismo de Portugal (4 milhões). Uma verba total que será, assim superior aos 25 milhões de euros inicialmente previstos pelo Ministério da Cultura aquando da abertura das candidaturas.

Quarta cidade CEC portuguesa

Évora é a quarta cidade portuguesa a tornar-se CEC, depois de Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

É o culminar de um processo a que concorreram, inicialmente, 12 cidades portuguesas. Depois de avaliadas por um painel de peritos europeus, apenas quatro passaram à fase final da competição: Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

A CEC de 2027 decorrerá simultaneamente em Évora e Liepaja (Letónia).

Artigo relacionado

Évora é a Capital Europeia da Cultura 2027. “Queremos levar a voz do Alentejo à Europa”

Governo lança Capital Portuguesa da Cultura

As cidades que não foram escolhidas vão ser Capital Portuguesa da Cultura de 2024 a 2026, uma nova iniciativa governamental com apoio de 2 milhões de euros, segundo anunciou o ministro da Cultura Pedro Adão e Silva.

A preparação da candidatura da cidade de Aveiro teve início em 2019, com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura (2019-2030). Dia 13 de dezembro, pelas 18:30 horas, o Teatro Aveirense acolherá um evento público em jeito de balanço da candidatura apresentada pela cidade.

“Vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro

“Quero agradecer aos Aveirenses, Agentes da Cultura, da Criatividade, da Educação, aos Funcionários Municipais, às Empresas e aos Indivíduos prestadores de serviços, entre outros, que durante os últimos sete anos se envolveram e trabalharam de forma extraordinária e incansável para que a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 tivesse elevada qualidade e a condição de ter sido uma das quatro finalistas de entre 12 candidaturas.
Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando a sua Estratégia para a Cultura, definida no seu Plano Municipal, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral em curso no Município de Aveiro.
Apresento uma palavra de apreço e um Abraço, a todas as 11 Cidades Portuguesas que com Aveiro se candidataram a este título, com um nota especial de Parabéns a Évora, na certeza que vai honrar a Cultura de Todas essas 12 Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa.
No próximo dia 13 de dezembro, às 18.30 horas, no Teatro Aveirense, vamos apresentar a versão final da nossa candidatura, um balanço do projeto “Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027”, assim como os passos que serão dados no futuro próximo, concretizando boa parte do que temos definido na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.
A preparação da candidatura de Aveiro teve início em 2016, intensificando-se em 2019 com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também vários outros setores de atividade, bem como as comunidades da Cidade e Região.
A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro”.

Conferência de imprensa de anúncio da cidade CEC 2027

58 cidades foram CEC desde 1985 (3 em Portugal)

» Criada pela Comissão Europeia em 1985, a CEC tem como objetivo dinamizar as cidades como centros de vida cultural, social e económica.

» Desde a sua criação, 58 cidades já obtiveram o título. Portugal acolheu três cidades Capitais Europeias da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

» A iniciativa “evoluiu de festival artístico das principais cidades da Europa para um ambicioso projeto que mobiliza a cultura como elemento transformador e regenerador das esferas económica e social das zonas urbanas”, sendo assumida como “uma oportunidade de reforço da cooperação local e da projeção nacional e internacional”.

» As cidades são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído cinco anos antes, após um processo de candidatura e seleção por parte de um júri constituído por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias (dois portugueses).

Artigos relacionados

“Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027” – Ribau Esteves

Aveiro entrega dossier final da candidatura a Capital Europeia da Cultura

Aveiro: CEC ‘alavanca’ investimentos em programação e dá vida cultural a edificado

Capital Europeia da Cultura: “Estamos neste processo para ganhar” – Ribau Esteves

Aveiro apresenta projeto ao júri da Capital Europeia da Cultura e lança vídeo

“Cultura, Natureza, Tech & Soul” é o mote da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura

Aveiro revelou estratégia para a candidatura a Capital Europeia da Cultura

Imagem do Facebook da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura.

Links

Capital Europeia da Cultura – Liepaja https://www.liepaja2027.lv/eng

Capitais Europeias da Cultura https://www.ecoc2027.mc.gov.pt/

Capital Europeia da Cultura (Portugal) https://www.ecoc2027.mc.gov.pt/

Aveiro 2027 https://aveiro2027.pt  | https://www.facebook.com/aveiro2027

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780