“Cultura, Natureza, Tech & Soul” é o mote da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura

1043
Aveiro - candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Dreamweb 728×90 – Video I

“Cultura, Natureza, Tech & Soul”, os “valores que sustentam” candidatura” de Aveiro a Capital Europeia da Cultura de 2027, “serão fundamentais para vencermos”. Declaração de Ribau Esteves, presidente da Câmara, citado em nota de imprensa hoje divulgada.

A entrega do dossier de candidatura ocorreu a 22 de novembro em Lisboa pelo responsável da comissão executiva, José Pina. Está, assim, cumprido “o primeiro objetivo” da candidatura, “a sua apresentação formal, que tem o trabalho de mais de dois anos com muitas instituições e cidadãos comuns e que é apenas uma das etapas daquilo que em Aveiro vamos continuar a desenvolver”, refere o também diretor do Teatro Aveirense.

A escolha da Capital Europeia da Cultura 2027 será conhecida no início de 2023. Até à decisão do júri, a candidatura de Aveiro prosseguirá com o seu trabalho, “desenvolvendo um conjunto de ações que pretendem garantir uma crescente mobilização e envolvimento de todos os setores da sociedade em torno deste ambicioso projeto.”

Discurso direto

“Aveiro deu mais um passo para a sua afirmação ao nível Nacional e Europeu. A formalização desta candidatura, mais do que significar que estamos efetivamente apostados em vencer esta corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027, vem mostrar a diferença entre aquilo que era Aveiro em termos culturais há uma década e aquilo que é hoje. As apostas culturais que realizámos por todo o município, a questão tão importante para nós da inclusão da cultural para todos os níveis sociais e económicos, com atividades de todos os tipos abertas à população, é o que demais importante retiramos deste momento. E esta fotografia que é hoje possível tirar à imensa atividade cultural que Aveiro tem, será ainda mais notória em 2023, em 2025 e em 2027, porque independentemente do resultado – e nós queremos muito ganhar e estamos a trabalhar para isso – temos um Plano Estratégico para a Cultura, que se iniciou em 2019 e que certamente vamos cumprir e levar a cabo até 2030, revolucionando o tecido cultural municipal e deixando essa marca indelével na forma de Aveiro e dos Aveirenses olharem e participarem, eles próprios, nos processos criativos locais, regionais, nacionais e europeus” – Ribau Esteves, presidente da Câmara.

Posicionar a cultura e a criatividade no centro da vida local, abrindo-se à Europa e ao mundo

» Suportada na energia das suas comunidades, na riqueza do seu património, na vitalidade dos seus criadores e no dinamismo da sua vida científica e empresarial, Aveiro ambiciona ser uma referência internacional pela forma como posiciona a cultura e a criatividade no centro da sua vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao mundo. A candidatura de Aveiro está assente em quatro pilares fundamentais: “Cultura, Natureza, Tech & Soul”, aquilo que é o melhor que o município e a região de Aveiro têm para o plano cultural.

12 cidades candidatas

– 12 cidades e vilas portuguesas concorrem a Capital Europeia da Cultura: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real;

– O vencedor terá um apoio do Estado português no valor de 25 milhões de euros. À verba nacional junta-se um prémio pecuniário de 1,5 milhões de euros em homenagem a Melina Mercouri, primeira mulher ministra da Cultura na Grécia a criadora da iniciativa que visa promover a diversidade de culturas da Europa, em 1985.

– A iniciativa envolve uma localidade de Portugal e outra da Letónia com um programa em paralelo durante 12 meses.

Artigos relacionados

Arquivo Capital Europeia da Cultura

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.