“Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027” – Ribau Esteves

1216
Aveiro - candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nas dez pessoas que integraram a delegação de Aveiro que hoje defendeu a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, estiveram todos connosco perante o júri, a defender a visão de Aveiro para a cultura da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, da Região Centro e de Portugal, da Europa e do Mundo.

Por José Ribau Esteves

Hoje de manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi apresentada e defendida em audiência final, perante o Júri Internacional, a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Foi o último passo de um processo longo e profundo, iniciado há cerca de sete anos e que envolveu centenas de pessoas, associações culturais, ONG’s, artistas, decisores políticos, instituições culturais, a comunidade académica e o meio empresarial.

Depois de uma primeira fase que envolveu doze candidaturas, chegaram a esta etapa apenas quatro cidades, tendo-se desde então trabalhado para desenvolver e aprofundar o projeto.

Chega-se, por isso, a este dia com o sentimento de missão cumprida, na companhia de muita gente que vê na cultura um caminho para uma sociedade mais plural, inclusiva, criativa, sustentável e resiliente.

Este é um projeto com uma amplitude europeia e é nessa escala que Aveiro se coloca, sabendo que os desafios de hoje trazem a necessidade de contribuir para um diálogo global.

Obrigado a todos os que têm feito parte deste projeto.

Nas dez pessoas que integraram a delegação de Aveiro que hoje defendeu a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, estiveram todos connosco perante o júri, a defender a visão de Aveiro para a cultura da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, da Região Centro e de Portugal, da Europa e do Mundo.

Seguimos Juntos Rumo ao Futuro. Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

A Câmara Municipal de Aveiro que lidera este processo, as entidades copromotoras, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Universidade de Aveiro e Associação Industrial do Distrito de Aveiro-CCI, todas as entidades públicas e privadas, e todos os Cidadãos que participaram neste processo, conseguiram um relevante ganho de crescimento e capacitação, com este processo, aguardando agora com tranquilidade e respeito a decisão do Júri que será anunciada no próximo dia 07DEZ22.

Na terça-feira, dia 13DEZ22, às 18.30 horas, no Teatro Aveirense, em Aveiro, vamos realizar um evento público de apresentação da segunda e última versão do “bidbook”, da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no qual será realizado um balanço do projeto Aveiro CEC 2027 e apresentados os seus futuros passos (em qualquer cenário) e a nossa reação à decisão do Júri.

* Presidente da Câmara de Aveiro.

Equipa da candidatura ‘Aveiro 2027’.

Artigo relacionado

Aveiro entrega dossier final da candidatura a Capital Europeia da Cultura

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.