‘Estrada dique’ junto ao salgado de Aveiro adjudicada por 1,8 milhões de euros

7249
Salinas de Aveiro.

A Câmara de Aveiro adjudicou por 1,855 milhões de euros empreitada de qualificação da nova Rua do Sal, que liga o ecomuseu da Troncalhada aos pavilhões náuticos e entro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) por 1,855 milhões de euros. O valor base era 2,3 milhões de euros (+ IVA).

A deliberação foi tomada na reunião quinzenal do executivo realizada esta quinta-feira à tarde que, à semelhança das últimas semanas, decorre não presencialmente por “meios digitais, cumprindo as regras do distanciamento social e da não aglomeração de pessoas, tão importante no combate à pandemia do coronavírus”, como refere o comunicado final.

Quanto à futura ‘estrada-dique’, a Câmara lembra que resulta da necessidade de proceder a uma “profunda intervenção de qualificação” que contribua “para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona”.

O projeto integra um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal e ciclável (do lado do Canal da Ria), e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.

Já na zona próxima à eclusa do canal das Pirâmides será instalado um cais de acostagem para embarcações.

“Trata-se de um importante local de fruição turística, ambiental e de contemplação paisagística, podendo também ser utilizado para a prática desportiva, e que com a sua qualificação trará um nível elevado de qualidade e conforto aos seus utilizadores, bem como para a preservação da biodiversidade”, refere a Câmara de Aveiro.

Artigos relacionados

Aveiro: Empreitada de 2,3 milhões de euros para criar ‘estrada-dique’ junto às salinas

Câmara de Aveiro encomenda projeto para recuperar ‘estrada dique’

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780