Aveiro: Empreitada de 2,3 milhões de euros para criar ‘estrada-dique’ junto às salinas

4579
Salinas de Aveiro.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro aprovou esta tarde, na sua reunião privada, a abertura de um concurso público de qualificação da Rua do Sal, que acompanha o canal da Ria de acesso à antiga lota, pelo valor base de 2,3 milhões de euros (+ IVA).

“O arruamento em causa necessita de uma profunda intervenção de qualificação, sendo que vai ter uma nova condição e função de ‘estrada-dique’, contribuindo para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona do salgado aveirense”, refere uma nota de imprensa.

Segundo explica a Câmara, o projeto integra um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal , acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal e ciclável (do lado do canal da Ria), e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.

Já na zona próxima à eclusa do canal das Pirâmides será instalado um cais de acostagem para embarcações.

“Trata-se de um importante local de fruição turística, ambiental e de contemplação paisagística, podendo também ser utilizado para a prática desportiva, que com a sua qualificação trará um nível elevado de qualidade e conforto aos seus utilizadores, bem como para a preservação da biodiversidade”, sublinha o executivo camarário.

A futura ‘estrada-dique’ é atualmente um arruamento muito degradada por ser inundável, ligando a marinha da Troncalhada à zona onde se encontram as instalações do Clube Naval de Aveiro, do Sporting Clube de Aveiro e Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA).

Publicidade, Serviços & Donativos