Estarreja: Junta de Pardilhó edita brochura sobre a história dos “Construtores navais” na freguesia

3566
Estaleiro de embarcações tradicionais em Estarreja. Foto de Bruno Azevedo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Estarreja deliberou apoiar os encargos de 1.183 euros da edição da brochura “Construtores navais” a publicar pela Junta de Freguesia de Pardilhó.

O subsídio de cerca de 560 euros é enquadrado no regulamento municipal de atribuição de apoios às freguesias do município.

A autarquia assumiu através da vereadora da cultura Isabel Simões Pinto o seu empenho “em relevar o trabalho desenvolvido ao longo do tempo na área da construção naval, que remonta a tempos longínquos, nomeadamente no decorrer do século XIX, mantendo viva a memória desta arte que faz parte do património histórico e cultural da região”.

Pardilhó tem uma história antiga de estaleiros de carpintaria naval graças ao “engenho e desteza” dos seus mestres e mão de obra especializada que justificou a abertura em 1937 de uma delegação distrital do Sindicato dos Operários da Construção Naval.

“Apesar do declínio natural dos tempos”, observa a autarca, “a atividade da construção naval em madeira, seguindo moldes tradicionais, permanece ainda hoje nos estaleiros da freguesia de Pardilhó perpetuando, desta forma, uma identidade cultural do nosso território que atravessou séculos”.

Em dezembro passado, a Junta de Freguesia de Pardilhó solicitou uma comparticipação para a edição da brochura “Construtores Navais”.

Pretende-se “documentar o trabalho desenvolvido na arte da construção naval em Pardilhó, a sua importância para a comunidade e para o património histórico da região”.

Artigos relacionados

Estarreja: ‘Centro de interpretação da construção naval’ em fase de conclusão

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780