Escola Profissional de Aveiro integra Rede de Escolas da UNESCO

507
Escola Profissional de Aveiro (stand).

A Escola Profissional de Aveiro (EPA) integrou a ‘Rede de Escolas Associadas da UNESCO’.

Criada em 1953, é a mais antiga rede da UNESCO, com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 181 países, prosseguindo “de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO”.

Segundo explica uma nota de imprensa, as escolas aderentes seguem o “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

“Uma escola associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos”. Deverá igualmente “adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.”

As escolas associadas fomentam elos de comunicação entre si e organização de encontros.

Discurso direto

“Foi com grande honra e orgulho que recebemos esta distinção. Sermos escola associada da UNESCO representa não só um acréscimo de responsabilidade, mas também um sentimento de dever cumprido, no que ao nosso projeto educativo diz respeito. Esta distinção resulta da colaboração e cooperação de todas as pessoas que aqui desenvolvem o seu trabalho diariamente. A comunidade escolar da Escola Profissional de Aveiro merece esta distinção. Trabalhamos para estarmos cada vez mais próximos de quem precisa de nós” – Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da Escola Profissional de Aveiro.

Artigo relacionado

EPA obtém Selo de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional

Publicidade, Serviços & Donativos