Resposta do executivo da Junta de Freguesia de Aradas a artigo de opinião

5040
Junta de Freguesia de Aradas.
Comercio 780

O Executivo da Junta de Freguesia de Aradas, tomando conhecimento do artigo de opinião escrito pela Sra. Anabela de Almeida Saraiva e publicado na página electrónica do Noticias de Aveiro em 12 de novembro de 2020, vem repudiar veementemente afirmações nele contidas, por não corresponderem à verdade.

Na política, tal como na vida deveremos pautar-nos por valores de verdade, transparência e de respeito.

Convém esclarecer os Aradenses, que na passada Sexta-feira, dia 6 de novembro, foi realizada a bênção do Memorial de São Pedro, instalado na antiga morgue do Cemitério Velho, cuja requalificação foi possível ao abrigo do contrato interadministrativo de Delegação de
Competências celebrado com a Câmara Municipal de Aveiro, constituindo um Memorial de agradecimento e reconhecimento aos antigos Presidentes de Junta e Párocos da Paróquia de São Pedro de Aradas, constituindo este ato a singela celebração do 184.º Aniversário da Freguesia.

À data o Concelho de Aveiro já integrava a lista dos Concelhos de risco, com imposição de sérias restrições quanto à realização de eventos, limitando a presença a cinco pessoas.
Ora, este Executivo pauta a sua actuação por critérios de legalidade e de estrito cumprimento das normas em vigor, em especial quanto à protecção da saúde de todos, valor fundamental que cumpre proteger no âmbito do combate à pandemia COVID19.

Assim, foi entendimento do Executivo convidar para a singela homenagem, o Presidente da Câmara Municipal e os três Cidadãos que exerceram o cargo de Presidente de Junta e se encontram vivos, a saber, David Paiva Martins, António Mário da Fonseca Neto e Álvaro Patrício do Bem.

Dando-se a particularidade do ex-Presidente Álvaro Patrício do Bem ser Membro efectivo da Bancada do Partido Socialista da Assembleia de Freguesia de Aradas, assim como o ex-Presidente António Mário da Fonseca Neto ser Membro efectivo da Assembleia de Freguesia, eleito pelo Movimento Independente por Aradas (UPA).

Desconhece este Executivo, sem obrigação de conhecer o motivo pelo qual, a signatária do artigo em questão profere afirmações que sabe não corresponderem à verdade, ofendendo o Executivo em valores que os mesmos prezam, como o respeito pela democracia e pela pluralidade partidária, certamente tal sucede por mera manobra de diversão eleitoralista da signatária.

Procuramos honrar o passado e todos os que contribuíram para a Comunidade que hoje possuímos com dignidade e respeitando todas as normas, não poderemos assim aceitar as afirmações que não correspondem à verdade.

Importa ainda dizer, que esta Aradas com Passado, Freguesia de Futuro conheceu nos últimos três anos um desenvolvimento extraordinário, galgando a antiga EN109, actual Avenida Europa, e afirmando-se como parte integrante na malha urbana da Cidade de Aveiro.

Realçamos a título de exemplo, as seguintes obras e projetos:

– Reestruturação do trânsito na Avenida Europa com a implantação de uma Rotunda na zona do Sacobão;
– A requalificação da Rua Direita da Quinta do Picado, com intervenções ao nível da pavimentação, sinalização vertical e horizontal, requalificação de passeios públicos e um troço de infra-estruturas de águas pluviais;
– Requalificação do Largo Acácio Rosa em Verdemilho, com elevação do piso no acesso ao Centro Social e Paroquial, de forma a abrandar o trânsito e reforçar a entrada e saída de Crianças;
– A requalificação da Unidade de Saúde Familiar de Aradas;
– A construção de um Parque Infantil e Geriátrico, na Rua do Cardal, no Lugar do Bonsucesso;
– Requalificação e ampliação do Centro Educativo de Verdemilho;
– A construção da Rua de acesso ao Centro Educativo de Verdemilho – Obra em curso;
– Requalificação dos espaços e caminhos interiores do Cemitério;
– Reforço no número de ecopontos na Freguesia;
– Instalação de novas paragens de autocarro;
– Reabilitação da Escola Sargento Lopes dos Santos e criação de zona verde no terreno contíguo;
– Criação dos Projectos ARADAS + ;
– Criação do Festival ARADAS +;
– Reforço do Apoios aos Movimentos Associativos, com atribuições de sede e apoio na manutenção das existentes;
– Instalação do Espaço Cidadão no edifício sede da Junta;
– Reforço na cooperação com todas as Instituições e Entidades, com sede na Freguesia de Aradas, promovendo a criação de sinergias que em muito têm contribuído para o desenvolvimento da Freguesia, de forma activa e irrefutável;
– Por último, realçamos o enorme empenho da Câmara Municipal de Aveio no desenvolvimento de Obras e Projectos, diagnosticados como essenciais para o desenvolvimento da Freguesia de Aradas. A maioria constante na lista supra e que constituíam parte do Caderno Eleitoral que a Aliança com Aveiro, liderada por Ribau Esteves para a Câmara Municipal de Aveiro e Catarina Barreto para a Junta de Freguesia de Aradas, apresentaram ao povo de Aradas para sufrágio e que obtiveram legitimidade para o desenvolver.

Cumpre-nos continuar a honrar o voto de confiança que nos foi entregue pelo povo de Aradas no dia 1 de outubro de 2017, continuando a desenvolver o trabalho com Determinação, Coração e Acção, movendo-nos o Amor à terra e às gentes de Aradas, em Aliança com Aveiro.

O Executivo da Junta de Freguesia de Aradas, Catarina Barreto, Débora Lopes, Danilo Almeida, Sandra Monteiro e Júlio Dias.

Artigo relacionado

Aradas, realidade virtual

Publicidade, Serviços & Donativos