Porcelana ecológica da Costa Verde distinguida por boas práticas de economia circular

2148
Foto Costa Verde.
Dreamweb 728×90 – Video I

A fábrica de louça cerâmica Costa Verde, que tem instalações na zona industrial de Vagos, foi um dos projetos distinguidos pela ‘Agenda Circular’ da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e pelo portal ‘Eco.nomia’ “como uma empresa com boas práticas de economia circular em Portugal”.

Segundo uma nota de imprensa, a distinção resulta do projeto ‘Minimum’ que permitiu criar peças de porcelana ecológicas.

Além de incorporar 90% de material reciclado, foi possível garantir maior eficiência energética e a redução de substâncias perigosas.

O desenvolvimento das peças envolveu uma parceria formada ainda pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), o Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica (CENCAL) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

O ‘Minimum’ resulta de uma aposta da Costa Verde em usar materiais de alta qualidade e aplicá-los ao eco design da porcelana. Ao aumentar a eficiência ecológica dos produtos, a empresa espera contribuir para a redução do impacto ambiental.

A empresa desenvolveu “um produto amigo do ambiente, tendo por base a utilização de matérias-primas recicladas, provenientes das lamas da estação de tratamento de águas”.

O resultado é um conjunto de cozinha multifuncional resistente ao micro-ondas, forno, frigorifico e congelador.

O projeto, conclui a Costa Verde, “vai ao encontro de um dos compromissos” enquanto fabricante de porcelana para “contribuir ativamente para a preservação do ambiente”.

A empresa conseguiu já obter a certificação pela norma ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental.

Outros projetos da região distinguidos

Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta » PedalAdar & Mini PedalAdar

Gestamp » Eficiência energética no setor automóvel

Revigrés » Ecotech – Proteger o ambiente passa por escolher produtos com materiais reciclados

Revigrés » REVICOMFORT – Pavimento cerâmico amovível e reutilizável

Universidade de Aveiro » Projetos de utilização de resíduos da indústria agroalimentar

Mais informações

Publicidade, Serviços & Donativos