EPA obtém Selo de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional

2025
Alunos da EPA.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Escola Profissional de Aveiro (EPA) tornou-se a primeira do país a ser certificada com o Selo de Conformidade EQAVET  do Sistema de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional.

“O quadro EQAVET surge, numa Recomendação do Parlamento Europeu e Conselho de 18 de junho de 2009, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia”, explica uma nota de imprensa da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), proprietária do estabelecimento de ensino.

A recomendação “repercutiu-se, no nosso país, na obrigatoriedade das escolas, públicas e privadas, que desenvolvem cursos profissionais, implementarem sistemas de garantia de qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos”.

Em Portugal, compete à Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) não só a promoção, mas também o acompanhamento e apoio à implementação dos sistemas de garantia de qualidade, bem como a certificação dos mesmos como sistemas EQAVET.

“Embora se trate de um instrumento europeu de adesão voluntária, o facto é que este passou a ser um dos elementos obrigatórios no compromisso que Portugal assumiu face à União Europeia, no âmbito do acesso a fundos comunitários”, refere a AEVA sublinhando o destaque alcançado “mais uma vez” pela EPA “entre as escolas públicas e privadas que promovem o ensino profissional, liderando a qualidade neste ensino fundamental para o desenvolvimento do nosso país”.

Publicidade, Serviços & Donativos