Empreendedores recebem ‘empurrão’

1226
Empreendedorismo (imagem Befast.tv).

Os empreendedores podem aceder a apoios para colocarem em prática as suas ideias de negócio através de programas nacionais e regionais, como acontece em Aveiro.

O projeto ‘Capacitar para Empreender’ lançado pelo IAPMEI vai continuar com a capacitação de quem pretenda criar o próprio emprego/empresa. No concelho de Aveiro é promovido um concurso local, o Aveiro Tech City Challenges, para incentivar empreendedores.

Enquanto pondera o futuro que possa vir a dar à sua ideia de negócio, atente a oportunidades para se distrair com alguma diversão online . Atente a esta fonte: https://vivaposta.pt/codigo-promocional-betano/.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto ‘Capacitar para Empreender’ propõe “contribuir para o empreendedorismo qualificado e criativo, capacitando jovens e empreendedores para as novas tendências de negócio à escala global”.

O IAPMEI propõe-se a estimular a capacitação de futuros empreendedores e a criação de novas empresas, assim como empreendedores com empresas recém-criadas, para as novas tendências de negócio à escala global.

“É sentida a lacuna de projetos que visem a capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa para o empreendedorismo qualificado e criativo que vise promover solução para os desafios sociais e societais. De igual modo, importa promover a capacitação de empreendedores com empresas criadas há menos de 2 anos para as novas tendências de negócio à escala global, num contributo ao crescimento e à sustentabilidade dessas empresas”, explicou Nuno Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo.

O ‘Capacitar para Empreender’ quer “potenciar, a montante e a jusante, a criação ou melhoria das condições envolventes, com particular enfoque nos fatores de competitividade coletivos e intangíveis, que se materializem na disponibilização de bens e/ou serviços de impacto socioeconómico transversal capazes de induzir efeitos sustentáveis na internacionalização da economia e que não sejam passíveis de apropriação privada nem conferiram vantagem a uma empresa específica ou a um grupo restrito de empresas” (continuar a ler artigo COMPETE 2020).

Iniciativas de apoio ao empreendedorismo

» O ‘Diagnóstico sobre o Empreendedorismo em Portugal em áreas Tecnológicas de Forte Potencial’ está disponível em startupboost.pt;
» Registo da marca ‘Startup Boost powered by Capacitar para Empreender’ para a promoção do espírito empreendedor;
» Mais de 730 inscrições para o 2º ciclo de capacitação;
» ‘Semana do Empreendedorismo de 2022’ – um concurso para premiar empreendedores, mais produtos, ações de imersão em contexto empresarial, e outras iniciativas.

O caso de Aveiro

A UA Incubator (incubadora da Universidade de Aveiro) terminou 2021 com 45 projetos incubados – 6 ideias de negócio, 29 empresas em incubação e 10 em desenvolvimento empresarial que geraram um volume de negócios a rondar os 23M€ e 164 postos de trabalho. Graduou 4 projetos e acolheu 17, dos quais metade de projetos são de promotores internacionais. Foram realizados mais de 90 consultórios e prestadas cerca de 1.600h de serviços.

Na ‘cidade dos canais’ destaque para a iniciativa Aveiro Tech City, que tem como um dos seus principais objetivos assumir a cidade de Aveiro como um laboratório vivo, potenciando a utilização do Aveiro Tech City Living Lab, o único laboratório em Portugal com uma rede 5G operacional no centro urbano de uma cidade, para suporte e dinamização de projetos inovadores.

Neste contexto, decorre o Aveiro Tech City Challenges, que pretende dar a oportunidade a empresas e centros de I&D para desenvolverem e testarem soluções e produtos inovadores, num ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.

Os prémios ascendem aos 20.000.00€ por vencedor além de apoios monetários à participação.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780