Eliminados mais de 300 ninhos de vespas asiáticas em Ovar

427
Ninho de Vespa Asiática (arquivo).
Dreamweb 728×90 – Video I

O município de Ovar eliminou mais de 300 ninhos de vespas asiáticas ou velutinas, num total de 348 intervenções, durante o último ano. Em média, a resposta é dada em apenas 16 horas. “Trata-se de uma pronta ação da autarquia, que apela à população para que continue a ter um papel ativo no combate a esta espécie invasora, reportando todas as ocorrências”, refere um comunicado municipal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Dos dados recolhidos, verifica-se que a maior parte dos casos detetados ocorreram em vegetação (44,8%) e em edifícios (39,9%). Há registos de ocorrências em todas as freguesias. A União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, com 198 ocorrências, regista mais de metade dos casos. Segue-se Válega com 58 casos; Esmoriz com 46; Cortegaça com 24 e Maceda com 22.

Os munícipes que avistarem um ninho de vespas velutinas devem contactar a Ecolinha municipal 800 204 679 ou [email protected].

A vespa asiática é uma espécie invasora, predadora das abelhas, que ameaça o ecossistema, tendo um impacto negativo na apicultura, mas também na segurança pública. O rápido reporte destes casos é essencial no combate desta praga, sendo que é aconselhado que ninguém opte pela destruição autónoma dos ninhos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.