Dia dos Monumentos e Sítios: Eventos em Ovar, Aveiro e Murtosa

2473
Casa onde existe o Aron Hakodesh de Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Ovar assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o início do projeto de intervenção no imóvel que integra o Aron Hakodesh, em S. Vicente de Pereira, a transformar em “Espaço Memória”.

O imóvel, adquirido em 2018 pela Câmara Municipal de Ovar, situa-se em São Vicente de Pereira, Concelho de Ovar e é um bem cultural de interesse público desde 2020.

O projeto, que agora tem início, resulta de uma candidatura (GAL Aveiro Norte) para financiamento através do PDR 2020, que mereceu parecer favorável e aprovação.

O investimento total previsto para esta fase do projeto, que para além do investimento físico prevê umas jornadas históricas no final da intervenção, é de cerca de 100 mil euros.

Projeto ARHK | “Espaço Memória”

» Espaço para apoio à realização e acolhimento de ações de interesse cultural; registo, salvaguarda, conservação e restauro das estruturas e infraestruturas – casa agrícola, atafona, ARHK; criação de mecanismos de informação e musealização do espaço que integra o bem cultural; levantamento e registo do património imaterial – memórias, rituais e festividades – e outros elementos relacionados com o espaço e a comunidade local; e a realização e acolhimento de eventos culturais.

Artigo relacionado

Imóvel que integra ‘Aron Hakodesh’ de Ovar adquirido pelo município local

Museus com entradas gratuitas em Aveiro

Em Aveiro, a autarquia assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021, que tem este ano como tema “Passados complexos. Futuros diversos”, com entradas gratuitas nos museus da cidade.

Museu Comur, Murtosa.

Visita guiada pela história das conservas de enguias da Murtosa

Na Murtosa, a autarquia local, através do COMUR-Museu Municipal da Murtosa, celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, com uma visita guiada pela história das conservas de enguias da Murtosa.

* informações

Publicidade, Serviços & Donativos