A nova oportunidade para as Geociências

1230
Arouca Geopark.
Comercio 780

Pela primeira vez, o Departamento de Geociências institucionaliza o ‘Dia do Departamento’ no dia 22 de abril, coincidindo com o ‘Dia Internacional da Terra’.

Por Eduardo Ferreira da Silva *

Nesta edição realiza-se uma conferência sobre “O papel das Geociências nas sociedades contemporâneas”, que refletirá sobre “a nova oportunidade para as Geociências, num contexto multidisciplinar e numa abordagem holística, prestar serviços importantes na análise e perspetivas de eventos potencialmente nocivos ou benéficos para o homem”.

O encontro tem o propósito de analisar a situação da atual economia linear de extrato-transforma-uso-rejeição que nos levou a um ponto em que a extração de recursos da Biosfera atingiu um limite insustentável para que esta esteja disponível para as gerações futuras.

Atentos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à intervenção que exigem da Geociências em questões relacionadas como:

– energia segura, não poluente e eficiente; ambiente, ação climática; transporte inteligente, verde e integrado; eficiência na utilização de recursos e matérias-primas; sociedades inclusivas, inovadoras e seguras; saúde; economia agrícola e marítima.

O Departamento de Geociências procura, através dos quadros que forma, preparar uma nova liderança na promoção e simplificação da gestão do Planeta para o bem público e o desenvolvimento global.

Nesta linha de ação, que envolve toda a comunidade DGeo, todos os outros intervenientes são convidados a participar nesta iniciativa para promover competências de formação e investigação baseadas no Departamento, onde estão disponíveis 22 laboratórios relacionados com as suas diferentes áreas de intervenção.

A sessão deste ano conta com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, na sessão de abertura, além de dois oradores convidados com importantes reflexões sobre os temas em discussão, que honram muito o Departamento e dignifica muito o propósito deste Dia, que procurará, numa síntese, criar conhecimento sobre materiais, processos e gestão de terras.

A sessão decorre em formato online acessível no link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89394959743?pwd=dldsNHdnVGJLdDV2ck1VLzMvd25mQT09

Programa em https://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_6905.pdf

* Diretor da Dgeo – Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos