CTCP: Criativos desafiados para desenvolver sneakers amigos do ambiente

1174
CTCP.
Comercio 780

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) volta as abrir as portas dos seus ‘fablabs’ (laboratórios de prototipagem e aprendizagem experimental) para designers, técnicos de calçado, profissionais do setor e estudantes “que queiram desenvolver competências no setor”.

A sede, em São João da Madeira, acolherá este verão a oficina “Bioshoes Creators”, com o objetivo de “promover e apoiar a criação, desenvolvimento técnico e a prototipagem de um modelo de calçado casual, tipo sneaker, sustentáveis, utilizando materiais inovadores” desenvolvidos no âmbito do projeto BioShoes4ALL.

Segundo o CTCP, o programa prevê duas semanas “intensivas” de formação, workshops, demonstrações e experimentação de novos materiais, durante as quais “os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências ao nível do design circular, desenvolvimento técnico e produção de calçado sustentável”.

O desafio lançado este ano passa por aplicar num caso prático (um par de sneaker) as competências adquiridas. Todo o processo será acompanhado e orientado por formadores experientes e com conhecimentos específicos nas diferentes áreas, necessárias à expansão da sua criatividade numa “verdadeira imersão no mundo do calçado sustentável”, onde os criativos poderão “explorar diferentes abordagens, soluções e tendências”.

A oficina ‘Bioshoes Creators’, que decorrerá na cidade sanjoanense em julho, com inscrição gratuita, envolve 70 horas de formação (design, modelação, corte, costura, montagem e acabamento), workshops interativos com especialistas em bioeconomia, networking, entre outras atividades. No final, os participantes receberá um certificado de formação profissional

A iniciativa do CTCP ‘Shoe Fablab’ decorre no âmbito do projeto ‘Bioshoes4all – Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável’, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780