Criação de serviço de proteção civil intermunicipal motiva novo concurso público

1415
Proteção Civil.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou um novo concurso público para a elaboração do ‘Estudo Intermunicipal de Riscos Naturais e Tecnológicos e desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão de Riscos Naturais e/ou Tecnológicos da Região de Aveiro’.

Uma aquisição de serviços com preço base de 580.000 euros para serviços de consultoria em matéria de controlo e protecção contra os riscos potenciais.

Os interessados têm 30 dias para apresentar propostas.

A elaboração do estudo para criar um sistema integrado de gestão de riscos naturais e tecnológicos da região tinha motivado, anteriormente, um outro procedimento de aquisição de serviços, mas na forma de concurso limitado por prévia qualificação.

Segundo o edital publicado em Diário da República, o preço base era também de 580.000 euros.

Previa-se, na altura, que o trabalho de consultoria em matéria de “controlo e protecção contra os riscos potenciais” ficasse pronto em 15 meses, a partir da data de consignação.

A CIRA aposta criar um serviço de proteção civil à escala intermunicipal. De acordo com informações dados no último congresso da Região de Aveiro, o ‘Sistema Intermunicipal de Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos da Região de Aveiro’ (SEGURA) estaria dotado de um orçamento de 800.000 euros, a financiar por uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Os municípios pretendem fazer um levantamento dos riscos naturais presentes na Região, tais como, cheias, inundações, tempestades secas, incêndios, furacões, tsunamis, erosão costeira, galgamentos costeiros, movimentos de vertente, neve e ondas de calor e de frio. Nos riscos a nível tecnológico falamos designadamente dos transportes de matérias perigosas e dos estabelecimentos industriais classificados como tal.

O SEGURA funcionará com uma plataforma informática e dinâmica de apoio à decisão pela Proteção Civil.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780