Covid-19 / Região de Aveiro: Mais de três dezenas de profissionais infetados

4373
Centro de Saúde de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Dos cerca de 270 infetados pela Covid-19 que estavam confirmados, num ponto de situação ao final da tarde de ontem, na área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, cerca de 35 diziam respeito a profissionais de saúde, apurou NoticiasdeAveiro.pt.

A autoridade de saúde do ACeS do Baixo Vouga, que abrange os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, mantinha sob vigilância ativa mais de 1500 pessoas.

O número de óbitos, ao fim da tarde, mantinha-se inalterável (7) em relação ao dia anterior.

Já o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde (DGS) ao meio dia, com informações oficiais que reportam-se à meia noite de ontem, acrescenta mais 724 infetados no País (totalizando 4268) e 76 vítimas mortais (mais 16) ao dia anterior.

Na Região Centro do País, de que faz parte o ACeS do Baixo Vouga, estavam confirmados 520 infetados (mais 85), 18 óbitos (mais cinco) e 10 pessoas recuperadas.

Segundo o relatório, no ACeS, por concelho, Ovar mantém-se com o maior número de casos, passando de 119 para 145 (sexto mais afetado do país). Segue-se Aveiro, que subiu de 46 para 55, e em terceiro Albergaria-a-Velha (passou de 21 para 28).

Nos concelho de Aveiro Norte, destacam-se a Feira (54) e Oliveira de Azeméis (30).

Artigo relacionado

Covid-19: Mais de metade dos óbitos do Centro são no ACeS do Baixo Vouga

Nas últimas horas a prestação de cuidados de saúde primários voltou a ser reorganizada pela ACeS do Baixo Vouga, com o fecho de seis unidades locais no âmbito do plano de contingência do Covid-19, concentrando serviços para dar “maior rigor e segurança” a utentes e profissionais de saúde, como refere um comunicado divulgado pela Agência Lusa.

Em Ovar, o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), agora dedicado em grande parte a tratamento de casos de infetados que não carecem de cuidados diferenciados, constituiu uma bolsa de recrutamento de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais para procurar responder às exigências locais da fase de mitigação da pandemia. As vagas dizem respeito à especialidade de medicina interna, anestesiologia, pneumologia e medicina geral / familiar.

A Rádvio AVFM entrevistou Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo da unidade local.

Entretanto, os utentes residentes na área geográfica de intervenção do ACeS Aveiro Norte (correspondente aos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Vale de Cambra) passam a ter uma área dedicada ao atendimento de eventuais casos de Covid-19 das 8 às 20:00, de segunda a domingo, em São João da Madeira.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).