Covid-19: Portugal atinge as 100 mortes, discrepâncias no relatório de infetados na região

3385
Tenda de campanha no Hospital de Ovar.
Comercio 780

O boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde (DGS) ao meio dia, com informações oficiais que reportam-se à meia noite de ontem, dá conta que o número de casos de pessoas infetadas por Covid-19 em Portugal subiu de 4268 para 5170. Há a registar 100 vítimas mortais, mais 24 do que ontem.

Na Região Centro do País, de que faz parte o ACeS do Baixo Vouga, estavam confirmados 647 infetados (mais 127), 28 óbitos (mais 10) e os mesmos 10 recuperados do dia de ontem.

[consultar relatório da DGS]

No que toca aos concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS)*, Ovar, que está em estado de calamidade declarado e ‘cerca sanitária’, aparece com os mesmos 145 casos do dia anterior.

Segue-se Aveiro, que subiu de 55 para 62, e em terceiro Albergaria-a-Velha (os mesmos 28 de ontem).

Dados a que NoticiasdeAveiro.pt teve acesso, da autoridade de saúde, relativos ao ACeS do Baixo Vouga (ponto de situação ao fim da tarde), referem 317 infetados nos concelhos abrangidos, 155 dos quais em Ovar (coincidindo com a informação da autarquia local na noite de ontem).

A situação de Aveiro, o segundo concelho mais afetado do Baixo Vouga, coincide com o relatório de hoje.

Já quanto a Albergaria-a-Velha, a ACeS refere 31 casos. Neste concelho, o presidente da Câmara, ao princípio da noite de ontem, informava serem 49 infetados.

Estavam quase 1290 pessoas em “vigilância ativa”.

Nos concelhos de Aveiro Norte, sob jurisdição da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), o boletim epidemiológico da DGS refere que a Feira, onde funciona um centro de testes, tem 103 casos (mais 49) e Oliveira de Azeméis surge com 46 (mais 16).

Quanto a óbitos, a ACeS do Baixo Vouga apontava para 10 casos até ontem. São conhecidos publicamente cinco mortes em Ovar, duas em Albergaria-a-Velha (ambas no lar da Geriabranca), e mais dos falecidos (Oliveira do Bairro e Murtosa).

Em Aveiro Norte, faleceu por Covid-19 um sexagenário utente da Cerci de S. João da Madeira (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

* ACeS do Baixo Vouga: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Publicidade, Serviços & Donativos