Concluída lista de finalistas da primeira edição do ‘Aveiro 5G Challenges’

656
5G.
Smartfire 728×90 – 1

Quatro projetos apresentados pela EVA Drones, Omniflow S.A., Youship e AllbeSmart completam o grupo dos 10 finalistas da primeira edição do ‘Aveiro 5G Challenges’, informou a Câmara local.

“As quatro startups encontram-se agora na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, ao mesmo tempo que recebem apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders da iniciativa, para desenvolver os seus projetos que, recorrendo à tecnologia 5G, prometem trazer inovação em alguns serviços”, refere a nota de imprensa.

Criar uma rede de abastecimento de drones que fazem entregas ponto-a-ponto, transformar os postes elétricos em pontos de carregamento elétrico de veículos, criar um robô que permite acompanhar a chegada de uma entrega em permanente contacto com o transportador são algumas das tecnologias em desenvolvimento no âmbito do desafio lançado a empreendedores nacionais e internacionais para apresentarem soluções tecnológicas baseadas em comunicações 5G.

Após a fase de desenvolvimento e formação, a apresentação pública está marcada para a próxima semana e faz parte integrante do Techdays, um dos três eventos (Criatech, Techdays e Prisma) da Aveiro Tech Week (12 a 18 de outubro).

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

EVA Drones

» A EVA Drones promete transformar a logística e as operações das empresas através da combinação da sua rede de estações de carregamento multimodais com drones autónomos e meios de transporte terrestre autónomo. Com uma tecnologia aeronáutica elétrica única, desenvolvida com o objetivo de facilitar a logística das entregas ponto-a-ponto, esta empresa recorre à rede 5G para integrar todo um serviço de logística de “short-haul” com gestão e posicionamento em tempo real dos seus meios de transporte.

Omniflow S.A.

» A Omniflow vem revolucionar os candeeiros de rua, capacitando-os para a realização de diferentes funções. Ao desenvolver um candeeiro IoT inteligente, alimentado por energia eólica e solar, com armazenamento de energia integrado as cidades podem transformar uma simples luz de rua num objeto de neutralidade carbónica que pode ter vários fins, entre os quais, ponto de carregamento elétrico de veículos. Com a integração da tecnologia 5G, estes equipamentos poderão ser fontes de dados em tempo real, com aplicações inovadoras ao nível, por exemplo, de deteção de acidentes e outros eventos em espaço público.

Youship

» O ShipConcierge é a criação da Youship – um robô logístico para serviços de entrega de curto alcance que permite fazer o acompanhamento do envio de uma encomenda, através de um telemóvel ou smartwatch, permitindo ficar em permanente comunicação com o transportador, criando a possibilidade de que a recolha e entrega sejam realizadas no local mais conveniente. A incorporação da rede 5G permite o controlo em tempo real da solução.

AllbeSmart

» A AllbeSmart propõe-se a atualizar e desenvolver o UXPERT – uma estrutura analítica da experiência do utilizador para redes móveis, já desenvolvido pela startup para tecnologia 2G, 3G e 4G. A AllbeSmart pretende agora desenvolver a tecnologia para que esta cumpra os agora os requisitos 5G, através da execução de um test-drive de forma a obter um mapa detalhado de cobertura 5G na área de Aveiro e medir métricas de QoS e QoE para diferentes serviços, prestados pelos operadores de telecomunicações aos seus clientes.

Artigos relacionados

Duas ideias de negócio do setor do turismo apoiadas pelo ‘Aveiro 5G Challenges’

Aveiro: “Inovações tecnológicas” na área da saúde com 5G desenvolvidas com apoio municipal

Desafios do ‘Aveiro Tech City’ passam à fase de desenvolvimento das ideias

Publicidade, Serviços & Donativos