Duas ideias de negócio do setor do turismo apoiadas pelo ‘Aveiro 5G Challenges’

2087
Aveiro Steam City.

Duas ideias de serviços de base tecnológica para o setor do turismo estão a ser desenvolvidas no âmbito do programa ‘Aveiro 5G Challenges’.

“Uma nova forma de conhecer cidades e partilhar a visita em tempo real com família e amigos, permitir que os turistas, no local, recebam mensagem sobre destinos e locais turísticos” são as propostas em causa.

Os projetos resultam do desafio lançado a empreendedores para soluções tecnológicas baseadas no 5G.

As startups portuguesas ‘Live Electric Tours’ e ‘Smart Tour’ são finalistas da primeira edição do ‘Aveiro 5G Challenges’,

As ideias encontram-se agora na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, ao mesmo tempo que recebem apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders da iniciativa.

A apresentação pública está prevista para outubro, incluindo um grupo mais alargado de 10 startups selecionadas no ‘Aveiro 5G Challenges’, uma iniciativa do projeto Aveiro STEAM City com investimento global 6,1 milhões de euros (4,8 milhões de comparticipação europeia).

Live Electric Tours

» A Live Electric Tours vem proporcionar aos turistas uma nova forma de conhecer a Cidade de Aveiro. Através de visitas programadas por GPS, os turistas vão poder conhecer a cidade ao volante de um carro 100% elétrico, equipado com WiFi gratuito, guia áudio GPS e uma câmara fotográfica e vídeo que vai permitir partilhar toda a experiência, em tempo real, com a família e amigos, através das redes sociais, utilizando a rede 5G como meio de transmissão de elevada velocidade.

Smart Tour

» A Smart Tour promete o desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, fazendo com que os diferentes locais comuniquem com o turista, em tempo real, através do uso da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy). Através da utilização do Beacon, um dispositivo de alta tecnologia, será possível enviar conteúdo informativo, via Bluetooth, aos turistas ajudando numa melhor gestão do seu tempo redirecionando-o, sempre que necessário. O envio de informação será feito em diferentes idiomas e com recurso a acessibilidades para deficientes visuais, recorrendo à velocidade da rede 5G para melhorar a experiência.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780