Como investir em criptomoedas em 2022

731
Estatísticas financeiras.
Dreamweb 728×90 – Video I

Se você está interessado em investir em criptomoedas, você já deve saber que este ativo está cada vez mais presente nas carteiras dos investidores ligados em novas tecnologias.

Começando a entender o mercado de criptomoedas

Se você está interessado em investimentos e está em busca de novas informações sobre o mercado financeiro, você já deve saber que as criptomoedas estão cada vez mais presentes como uma opção ao chamado mercado financeiro tradicional.

Esse mercado apresenta uma ideia inovadora e oferece muitas vezes retornos bastante atrativos e acima de outras opções de investimentos. As criptomoedas são ativos digitais e que ainda não estão completamente reguladas no Portugal.

É verdade que o processo de trading de criptomoedas (compra e venda) ainda pode ser uma novidade para muitos investidores, mas se colocarmos um pouco de esforço e tempo para uma leitura a respeito desse tipo de operação, é possível descobrir e entender como se opera no mercado das criptomoedas.

Então, se você é um investidor experiente ou um iniciante curioso no assunto de criptomoedas, acompanhe as nossas dicas que preparamos para você neste artigo.

  1. O que são criptomoedas

  2. Como escolher e comprar uma criptomoeda

  3. Os benefícios de investir em criptomoedas

  4. O que é blockchain e como surgem as criptomoedas

  5. Exchange confiável

  6. FAQ

Conclusão

O que são criptomoedas?

Se você já acompanha o mercado financeiro, mesmo que apenas de longe, provavelmente já deve ter lido ou ouvido falar sobre o sobe e desce das moedas digitais em algum lugar. A mais comentada – por ter sido a pioneira nesse mundo – é aquela que chamamos de Bitcoin, mas existem um grande número de outras moedas digitais circulando por aí que desempenham um importante papel nesse mercado que cresce cada vez mais em popularidade e importância.

A grosso modo, definimos criptomoedas como uma espécie de dinheiro, mas difere do Dólar ou Real pois ela é inteiramente digital, ou seja, você não verá uma cédula ou mesmo uma moeda de Bitcoin circulando no supermercado ou na padaria perto de sua casa. Outro fator importante a ser considerado é o fato de que uma criptomoeda não é emitida por um governo, como outras moedas financeiras que precisam e são controladas pelos órgãos financeiros centrais de seus respectivos governos.

As criptomoedas são, portanto, uma moeda cujas transações são feitas diretamente entre as partes interessadas, sem a necessidade de uma terceira parte para concretizar essa ação*1.

Como escolher e comprar uma criptomoeda*1

Quando se pensa em comprar uma criptomoeda, logo de cara o Bitcoin poderá ser uma das primeiras opções que vêm à mente dos investidores. Mas, o número de moedas digitais disponíveis no mercado hoje vai muito além apenas do pioneiro Bitcoin.

A verdade é que as moedas digitais representam uma tecnologia nova e você poderá desejar entender a proposta de cada projeto, bem como, conhecer a equipe envolvida por trás de cada moeda.

Abaixo, vamos apenas listar algumas moedas para que você possa buscar informações detalhadas sobre cada uma delas:

  • Bitcoin e Bitcoin Cash

  • Ethereum

  • Tether

  • Ripple

  • Litecoin

  • IOTA

  • Ethos

  • Etc (A lista é enorme)

Se você deseja comprar ou vender qualquer uma dessas moedas digitais você poderá fazer isso pela internet, por meio de uma plataforma dedicada a isso, como é o caso da TradeEU.

O processo é bastante simples, na verdade, e funciona de forma semelhante ao de uma corretora de ações. Você irá criar sua conta, transferir fundos para sua conta na plataforma e poderá começar a fazer suas operações envolvendo as moedas digitais disponíveis na plataforma.

Os benefícios de investir em criptomoedas

As moedas digitais são ativos ainda recentes e que possuem uma lógica de funcionamento bastante sofisticada. É por isso que existem muitas pessoas que ainda estão buscando entender perfeitamente sobre os benefícios de se operar estas moedas.

Os pagamentos realizados com moedas digitais ainda estão dando seus primeiros passos, mas já podemos ver situações em que é possível você efetuar compras utilizando a sua criptomoeda preferida.

Para quem gosta de fazer operações, as moedas digitais podem possuir uma boa volatilidade e, portanto, torna-se um bom atrativo para os traders e usuários que buscam se beneficiar dessa volatilidade para obter lucros potencializados. É importante ressaltar, porém, que a volatilidade de um ativo é um grande risco de perder o seu dinheiro.

O que é blockchain e como surgem as criptomoedas*2

Devido ao fato de possuir um sistema não centralizado, podendo ser utilizado por qualquer usuário que possua acesso à uma conexão com a internet, as moedas digitais começaram a revolucionar a forma com que transações bancárias são feitas, sobretudo no que diz respeito à tecnologia do Blockchain, que também é usada em outras situações além das transferências de moedas digitais.

Para entender melhor sobre o processo de criação das criptomoedas, precisamos compreender sobre a mineração delas. O processo, em teoria é de certa forma simples e é comumente chamado de mineração.

Usuários em todo o mundo transferem criptomoedas entre suas carteiras digitais, enquanto que os mineradores utilizam o processamento de seus computadores para manter um blockchain e verificar tais transações. Mas afinal, o que é o blockchain?

Como já falamos, as transferências de moedas digitais são diferentes das transações tradicionais e não são controladas pelos bancos ou instituições financeiras. Toda vez que uma pessoa efetua um pagamento utilizando uma moeda digital, essa operação é registrada em uma espécie de “livro de registros digital” conhecido como blockchain.

Nesse livro, os registros de cada transação são listados e conectam-se entre si formando blocos criptografados. O blockchain, portanto, depende de seus usuários para crescer e continuar alimentado a rede das moedas digitais.

Encontrando uma Exchange confiável

No Portugal, as corretoras onde é possível negociar criptomoedas são conhecidas pelo nome em inglês exchanges. Elas agem como intermediárias nas negociações e transações das moedas digitais, do mesmo modo que corretoras de valores dos mercados tradicionais fazem o intermédio para a compra e a venda dos ativos mais conhecidos pelo público em geral, como ações, derivativos, renda fixa e outros tipos de fundos.

Uma das peculiaridades do mercado das criptomoedas, entretanto, é que os clientes de qualquer exchange não irá conseguir negociar suas moedas com clientes que possuam conta em uma corretora diferente da sua, apenas com as pessoas que estiverem na mesma exchange.

Para escolher uma boa Exchange*3, o usuário deve ficar atento às taxas cobradas pela corretora, afinal elas podem comer fatias de seus lucros. Além disso, o volume de negociações feitas diariamente faz parte de um importante sinal de que a corretora é confiável e segura, ou seja, quanto mais negociações diárias, maior será sua chance de encontrar pessoas interessadas em vender ou comprar suas moedas digitais, e ainda, comprovando que a Exchange é um local onde as negociações ocorrem facilmente, no entanto nada é garantido.

Também é preciso considerar o spread médio que a corretora cobra de seus clientes, isto é, qual a diferença entre cotação da moeda no seu câmbio e a cotação dela no mercado, que é definida em dólares.

Conclusão

O surgimento de diversas exchanges especializadas na negociação de criptomoedas é de grande importância para todos os investidores, pois isso permite que eles escolham as plataformas ideais de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Caso você esteja em busca de um Exchange que oferece um pacote completo de funcionalidades tecnológicas e que, ainda, preocupa-se em oferecer conhecimento para seus clientes através de material educacional, como tutoriais ou webinars, confira o site da TradeEU.

Acesse www.tradeeu.com agora e comece a operar criptomoedas de forma segura e rápida.

Perguntas Frequentes

Como começar a investir em criptomoedas?

Se você deseja começar seus investimentos em criptomoedas, a primeira etapa é estudar e conhecer este mercado. A melhor forma de fazer isso é lendo sobre o tema e conversando com pessoas que investem neste mercado.

Fora o Bitcoin, a moeda mais famosa e conhecida, você pode escolher entre uma grande variedade de outras criptomoedas e, para isso, basta você buscar e escolher uma plataforma que seja confiável e que você se identifique.

É preciso alguma licença para investir em criptomoedas?

O conceito de criptomoedas nos diz que é necessário haver a conexão entre dois computadores ou mais, de forma direta, ou seja, sem a regulação de um agente, isso dá uma autonomia maior às criptomoedas.

Dessa forma, a máquina de cada pessoa pode desempenhar ambas as funções de cliente e servidor, fazendo com que a criptomoeda seja produzida pelo processo chamado de mineração ou, também, negociada.

Fontes:

  1. https://www.infomoney.com.br/guias/criptomoedas/

  2. https://aws.amazon.com/pt/what-is/blockchain/

  3. https://www.rankia.pt/criptomoeda/melhores-exchanges-de-criptomoedas-em-portugal/

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.