Como a zona de Aveiro está a poupar na eletricidade

464
Light-bulb-3535435_1920.

As famílias portuguesas em 2024 estão cada vez mais preocupadas com os consumos energéticos, pois estes são parte integrante de um consumo que tende a aumentar de ano para ano de um bem essencial, a energia.

Assim, existem alternativas no que diz respeito ao consumo mas também à forma como os portugueses podem encarar um operador de eletricidade que podem fazer a diferença no final do mês.

Com o mercado liberalizado, serviços de eletricidade ou o serviço de gás natural são apenas alguns dos bens essenciais que baixaram de preço com a liberalização. Veja, por exemplo, o transporte de longa distância, feito apenas pela Rede Expressos até 2018, e após existir a liberalização e entrarem outros operadores no mercado, os preços acabaram por baixar. O mesmo acontece com a eletricidade, porque a liberalização é historicamente em Portugal sinónimo de preços mais competitivos.

Por isso, pegando no exemplo dos transportes, como podemos ter um sistema liberalizado de eletricidade, baixando os nossos custos mensais, e mantendo ao mesmo tempo dicas de poupança de energia? Damos-lhe algumas dicas neste artigo:

Os operadores de eletricidade liberalizados

Falar de liberalização de eletricidade é falar da baixa de preços, pois todos os operadores competem pelo menor preço possível para atrair clientes. A Goldenergy é dos operadores mais económicos existentes face à tradicional fatura da EDP que muitos clientes, normalmente os mais idosos, decidem manter por uma espécie de “amor à camisola”. Além desse amor custar dinheiro no final do mês, cabe às gerações mais jovens falar da liberalização da eletricidade como uma poupança a quem ainda não conhece esta modalidade. E lembre-se que mudar de operador é fácil e não implica qualquer corte de energia.

Poupar energia com eletrodomésticos

Se tem um eletrodoméstico em fim de vida, está na altura de comprar um novo mas com uma pequena alteração no seu pensamento: a classe energética. Embora os equipamentos com a classe energética mais baixa sejam os mais baratos, eles vão consumir mais energia, e como se costuma dizer, “o barato sai caro”. Por isso, opte por equipamentos com classe energética A+++ ou próxima a essa, pois na escala de classes energéticas que está presente em cada eletrodoméstico quanto mais “verde” for o seu, melhor, pois consome menos. Mesmo que pague mais caro pelo eletrodoméstico, a fatura da eletricidade mais baixa vai atenuar este valor nos anos seguintes.

Poupe energia com alterações domésticas

Sabia que a mudança de pequenos hábitos acaba por ser benéfica para quem pretende poupar energia? Por isso, substituir lâmpadas da sua casa por lâmpadas LED pode fazer uma enorme diferença no orçamento da sua energia, pois estas além de serem mais fortes são mais económicas. Quanto ao ambiente, no verão use cortinas que tapem a luz do sol para a sua casa ficar mais fresca, e no inverno certifique-se de que as janelas e portas estão bem vedadas (pode comprar fita de vedação, com apenas alguns milímetros, em qualquer loja de material para casa). Por último, procure funcionalidades “eco” nos seus equipamentos, como a máquina de lavar loiça, que fará também uma diminuição do consumo elétrico.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.