Cerâmica: Projeto europeu debate inovação do sector em Aveiro

1560
Biblioteca BIM, Revigrés.

A cidade de Aveiro acolhe, em Novembro, o próximo encontro regional de ‘stakeholders’ do Projeto Clay, que tem como coordenador nacional o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).

O Museu Santa Joana receberá a 13 de novembro os parceiros das regiões de Umbria (Itália), South West Oltenia (Roménia), South Ostrobothnia (Finlândia) e Nouvelle-Aquitain (França).

O Projeto Clay, que tem apoio do AECT – European Grouping of Territorial Cooperation Cities of Ceramic, é apoiado pelo programa Interreg Europe.

“Através da partilha de conhecimento e boas práticas” de inovação e sustentabilidade, pretende-se incentivar o desenvolvimento do setor cerâmico, “dando enfoque às novas tecnologias”para fortalecer marcas e lançar novos serviços, “de modo a reforçar as vantagens competitivas e enfrentar o desafio da globalização”.

Segundo uma nota de imprensa, o encontro regional de ‘stakeholders’ “é um evento público destinado a ceramistas, designers, empresas, ateliers, professores, investigadores, entre outros agentes interessados na cerâmica artística”.

Será aproveitado para “reflexão e debate” sobre a inovação na cerâmica artística e artesanal, “bem como potenciar a identificação de mecanismos que apoiem o subsetor a responder aos desafios da globalização e da digitalização, valorizando a natureza cultural e artística dos produtos.”

Serão abordadas temáticas como as tendências tecnológicas para o setor, marketing digital como meio de promoção das marcas, entre outros.

Os participantes poderão ainda integrar a visita às Residências Artísticas IDPool da Vista Alegre Atlantis (VAA).

Programa em https://www.ctcv.pt/jtc2019/savethedate/

Publicidade, Serviços & Donativos