S. João da Madeira prepara instalação do Provedor Municipal dos Animais

2731
Paços de Concelho de São João da Madeira.
Comercio 780

S. João da Madeira vai ter um Provedor Municipal dos Animais. O regulamento proposto pela Câmara foi aprovado em Assembleia Municipal no início do mês. A proposta encontra-se em consulta pública a partir de hoje, data de publicação em Diário da República.

O Provedor Municipal dos Animais resulta de “um compromisso político” da maioria PS liderada por Jorge Vultos Sequeira.

A Câmara pretende, neste âmbito, “desenvolver políticas municipais para a melhoria do bem-estar dos animais, da responsabilidade de quem cuida deles, de fazer cumprir a legislação e regulamentos municipais nomeadamente na higiene pública, no comportamento das pessoas face aos animais e no apuramento da responsabilidade em matéria de fiscalização e atuação legal”.

O Provedor Municipal dos Animais de São João da Madeira “tem por missão garantir a defesa, a proteção animal e o bem-estar, bem como promover, zelar e monitorizar a prossecução dos seus interesses e direitos sempre com recurso a queixa com identificação e que justifiquem intervenção com apoio dos serviços municipais.”

Será designado pela Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara, não sendo um cargo remunerado.

Entre as suas competências, está previsto receber “reclamações e queixas em matéria de defesa e proteção dos direitos e interesses legítimos dos animais do concelho, e tomar as providências adequadas e dentro dos seus poderes de atuação”.

Publicidade, Serviços & Donativos