Cadeia para sete membros de rede que comprava e distribuía haxixe aos “quilos”

1427
Tribunal de Aveiro.

O Tribunal de Aveiro condenou, esta manhã, a cadeia efetiva sete dos 11 arguidos acusados de tráfico de droga, cinco dos quais estavam já detidos preventivamente. Os restantes ficaram com penas suspensas, que variam entre quatro e quatro anos e meio (2).

A pena mais pesada, de nove anos, recaiu no alegado cabecilha, André Sousa, que quebrou o silêncio no final do julgamento, prestando declarações que “tiveram relevância”, como notou a juíza presidente. Além de tráfico agravado, o arguido respondeu por posse de arma proibida. À data dos factos agora julgados estava a beneficiar de uma pena suspensa.

As restantes penas efetivas aplicadas pelo coletivo de juízes variam entre entre os seis anos e nove meses (no caso, um arguido que assumiu o tráfico) e e cinco anos e meio.

Duas moto quatro e três veículos, bem como dinheiro e telemóveis, foram declarados perdidos a favor do Estado.

Quando a rede foi desmantelada, no final de outubro de 2017, a GNR apreendeu 65 quilos de haxixe, mas a compra e venda da alegada rede esteve que muito ativa no centro e norte do distrito terá atingido, regularmente, quantidades elevadas.

No final do julgamento que arrancou em outubro do ano passado, o coletivo entendeu incluir na acusação pontos novos relativos a episódios de compra de droga por parte dos arguidos principais. Nomeadamente imputando que se forneceram de quantidades não inferiores a 10 quilos na maioria das 14 ocasiões, mas também casos em que foram adquiridos 12 quilos (uma vez) e 30 quilos (quatro vezes), factos que acabariam por ser dados como provados.

Numa operação realizada a 26 de outubro de 2017, a GNR da Feira, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), apreendeu cerca de 65 quilos de droga e deteve 11 pessoas.

A Guarda deu cumprimento a vários mandados de busca e de detenção nos concelhos de Aveiro, Albergaria e Ílhavo, onde a alegada rede de tráfico tinha as suas ramificações. O NIC identificou e deteve oito homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos.

Na altura, foram apreendidos 59 quilos de haxixe (cerca de 118 mil doses), 2.600 doses de liamba e 266 doses de cocaína.

Para além da droga, foi apreendido 27 mil euros em dinheiro, 11 viaturas (incluindo duas motos quatro) usadas pelos suspeitos, assim como duas armas e várias munições.

Artigo relacionado

Cabecilha de rede de tráfico comprava droga aos 10 e 30 quilos

Publicidade, Serviços & Donativos