Bolsas de apoio a artistas em residência no Imaginarius Centro de Criação

1276
China Series e Combat d'Coq.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Santa Maria da Feira aprovou, na sua última reunião, a atribuição de bolsas de apoio para artistas e companhias em residência no Imaginarius Centro de Criação – Arte e Espaço Público.

No âmbito da política cultural municipal de apoio à criação artística contemporânea, a companhia holandesa Klub Girko, em residência artística partilhada entre o Cineteatro António Lamoso e o Imaginarius Centro de Criação – ICC, entre 13 e 19 de maio, vai receber uma bolsa, no valor de 995 euros, para fazer face a despesas de deslocação e alimentação.

Os dois projetos a solo desta companhia – China Series e Combat d’Coq – integram as estreias pré-festival Imaginarius e vão ser apresentadas no dia 18 de maio, pelas 19:00, no ICC, informa a edilidade feirense.

“Uma conversa e uma performance: China Series”, de Julian Vogel, trabalha a desconstrução e reconstrução do objeto “Diabolo”, no qual o material que nos é mais familiar, o plástico, é aqui substituído pela cerâmica; “Combat D’Coq”, de Josef Stiller, é uma performance intimista que vive da relação e da reação física do público – “para uns uma tradição comum a vários países, a luta de galos, para outros, a memória de um jogo de infância, de reação e equilíbrio.”

À “Instalação e Performance Sonora II… (Duas Linhas e Três Pontos)”, de Francisco Oliveira, foi atribuído um apoio financeiro de 1 620 euros, para s despesas inerentes aos 42 dias de residência no concelho. Esta ‘Criação Imaginarius’, em estreia absoluta no festival, integra o ‘Projeto 140 Mil Memórias’ e vai mostra-se ao público no dia 23 de maio, pelas 21:30, e nos dias 24 e 25 de maio, pelas 22:45, na Eira do Orfeão.

A performance sonora ativa “toca a experiência de viver com a memória de algo que deambula entre a presença e o esquecimento. Entre duas linhas escrevem-se histórias e é também entre duas linhas que são esquecidas. O vazio de cada lugar vago no comboio é ocupado por uma história estranha…”

O Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius está de regresso a Santa Maria da Feira entre 23 e 25 de maio.

Publicidade, Serviços & Donativos