‘Maratona da Europa’ é ponto de partida para reforçar cooperação Aveiro – Ílhavo

4607
Assinatura de protocolo entre Aveiro-Ílhavo.
Comercio 780

Os municípios de Aveiro e Ílhavo decidiram aproveitar a ‘co gestão’ do evento desportivo ‘Maratona da Europa’ (28 de abril) que se irá prolongar, pelo menos, durante mais duas edições anuais, para reforçar “a cooperação” com a realização “de operações conjuntas” nas áreas das acessibilidades, do turismo, do património e cultura, entre outras, anunciou hoje o presidente da autarquia aveirense, após a assinatura do protocolo que decorreu nos Paços de Concelho de Aveiro.

Uma das primeiras iniciativas a concretizar será, segundo adiantou Ribau Esteves, a entrega do espólio documental dos antigos Estaleiros Navais de São Jacinto que estava “depositado sem qualquer tratamento” no arquivo do edifício Fernando Távora.

“Uma parceria” que, no entender de Fernando Caçoilo, edil de Ílhavo, “faz todo o sentido”, nomeadamente num momento em que “existe a necessidade” das autarquias “se preparem bem para o próximo quadro comunitário” que permita, por exemplo, obter financiamento para o futuro nó na fronteira dos dois concelhos que irá ligar a viatura de cintura interna de Ílhavo à via panorâmica de Aveiro. “O protocolo vai ser uma mais valia para os territórios, não podemos ter fronteiras fechadas e rígidas. É o ponto de partida, um primeiro passo, para beneficiar as populações em primeiro lugar”, referiu o presidente da autarquia ilhavense.

Consultar protocolo assinado pelos líderes das autarquias de Aveiro e Ílhavo

Fernando Caçoilo e Ribau Esteves dizem que protocolo, nesta altura, não ‘abre a porta’ a debate sobre a agregação de municípios (ouvir declarações abaixo).

Publicidade, Serviços & Donativos